Atletas regionais participam da Corrida de São Silvestre
A 92º edição da Corrida de São Silvestre, que contou com a participação de 30 mil corredores, no último dia de 2016 (31 de dezembro), obteve a participação de atletas amadores e profissionais de todas as partes do país. O percurso de 15 km passa por alguns dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo, com largada na Avenida Paulista, e chegada em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero. A maior prova de rua do Brasil em número de participantes é desejada por diferentes tipos de atletas, tanto profissionais quanto amadores, que sonham em completar o tradicional percurso. A São Silvestre é realizada sem interrupções desde 1925, e foi criada pelo jornalista Cásper Líbero.
A vontade de participar da maratona fez com que duas atletas se juntassem as milhares de pessoas que participam da corrida. A atleta Gislaine Anacleto de Amorim, natural de Luisburgo, possui um repertório variado em relação a métodos de treinamentos e preparação física, ela treina três vezes por semana – com uma equipe de corredores de rua de Manhuaçu, e faz acompanhamento com uma nutricionista. Sua rotina foi elaborada para participar da Corrida de São Silvestre, fato este concluído na edição 2016. “Foi uma experiência fantástica. Eu tinha muita vontade de participar da corrida e através da ajuda de meus patrocinadores consegui realizar este sonho”, relata.
O empenho de Gislaine Anacleto é reflexo de seu entusiasmo pela corrida de rua, que começou através da ajuda de um amigo. Ela afirma que era acometida por uma depressão, e esta pessoa foi um achado de Deus para a sua recuperação e incentivo a pratica do esporte. Hoje, a corredora de rua tem entre as suas metas o interesse de participar de provas em Marataízes, no dia 21/01, Manhumirim, 15/01, e outros eventos neste ano. “Além disso, existem as provas principais que a equipe de Manhuaçu está sempre procurando participar, como a Corrida 10 milhas Garoto e a Volta Internacional da Pampulha”.
Outra atleta que participou da Corrida de São Silvestre foi Claudiane Coelho de Sales, natural de Manhuaçu. A corredora obteve um excelente resultado ao ficar em oitavo lugar em sua faixa etária e 86º na qualificação geral. Claudiane faz parte da mesma equipe de corrida de Gislaine Anacleto, a Manhuaçu Running, um grupo formado por pessoas que possuem um grande apreço pela corrida de rua, e que vem obtendo excelentes resultados, tanto no cenário estadual quanto nacional, visto a ótima qualificação de Claudiane Coelho. A atleta também participa de outras corridas que fazem parte do quadro de competições realizadas em várias cidades. “Já participei de competições em Viçosa e Ipatinga – obtive o primeiro lugar em ambas as provas. Estou sempre empenhada, junto a equipe Manhuaçu Running, de participar das corridas de ruas. E a Corrida de São Silvestre estava entre elas”, finalizou.
Patrocínios
Para participar de eventos esportivos do porte da São Silvestre, as atletas contaram com a ajuda de patrocínios, advindos do empresariado regional e estadual. Através dessa parceria, as corredoras levaram o nome de Luisburgo e Manhuaçu junto ao cenário esportivo das corridas de ruas profissionais. A equipe Manhuaçu Running também vem buscando patrocínio para custear as despesas de transporte, alimentação e estadia, todas voltadas ao desempenho dos atletas nas competições. Para isso, tanto Gislaine Anacleto quanto Claudiane Coelho, enfatizam que uma união mais elevada ajudaria os atletas a participar de forma mais ampla das provas que ocorrem no país.
Danilo Alves