Pedagoga dá dicas para crianças se divertirem de forma educativa nas férias
Com a chegada das férias escolares, muitos pais enfrentam dificuldades de conseguir gerenciar o tempo das crianças, seja por causa do trabalho ou por conta da quantidade de dias livres.
A pedagoga e pós graduanda em Educação Infantil, Laís Alves Aguiar Silva, 23 anos, explica que “um dos maiores desafios para quem tem criança em casa durante as férias é manter os pequenos entretidos de forma saudável”. Segundo ela, neste período a criança pode e deve colocar a mente para descansar, mas sem reclamar que não tem nada para fazer.
“É papel fundamental, dos pais ou responsáveis, estimular a criatividade da criança fazendo com que ela coloque a mente para funcionar em outras áreas, por meio de algumas atividades instigantes”, afirma Laís.
Segundo a pedagoga, uma atividade por dia, deixando o tempo restante para que as crianças possam se divertir à sua maneira é saudável.“A completa falta de horários gera desorientação e desamparo. Por isso, é importante criar uma rotina mesmo nas férias”, explica.
“Quando se trata do que fazer com a criança, alguns pais se sentem perdidos”, conta.
Dicas
Laís recomenda envolver as crianças no planejamento das férias e recomenda brincadeiras simples que desenvolvem a coordenação motora e criatividade da criança.
Confira abaixo 10 tipos de atividades sugeridas pela pedagoga que podem ser feitas para estimular e também preencherem o tempo livre das crianças:
- Façam bolo ou biscoitos juntos – deixando que a criança participe do preparo, ensinando noção de quantidade e capacidade.
- Criem a própria massinha de modelar e brinquem para estimular a coordenação motora e criatividade da criança. (confira a receita no quadro)
- Brinque de avião de papel.
- Relembre os tempos antigos brincando de pular corda, pique-pega, queimada ou bola de gude.
- Brincar de artista utilizando tinta guache e papel em branco.
- Construir um jogo da memória com os personagens de desenho favoritos das crianças.
- Façam desenhos relacionados às férias ou ao que a criança espera dos primeiros dias de aula.
- Explore ainda mais a criatividade dos pequenos utilizando papelão para construir os próprios brinquedos.
- Façam uma cabaninha de lençol onde as crianças possam levar seus brinquedos, contar histórias e até mesmo tirar uma soneca.
- Leia para a criança e estimule o lado fantasioso para que a mesma possa se encantar com o mundo da leitura.
Ela reforça que é importante fazer com que essas atividades sejam prazerosas e mais ainda, que o adulto responsável brinque junto com a criança para que dê certo. “Dessa forma os pais podem estimular ainda mais os pequenos para que eles se sintam parte da atividade e sintam-se interessados em realizá-las. Assim, o tempo será preenchido de modo que, mesmo a criança em tempo ocioso, conseguirá aprender muito estimulando sua criatividade e outros sentidos.”, conclui.
Livia Ciccarini – Tribuna do Leste