
O trecho da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares se prepara para um aumento significativo no tráfego durante o feriado prolongado de Semana Santa e Tiradentes. A expectativa é de que cerca de 250 mil veículos circulem pela rodovia de 17 a 22 de abril de 2025, representando um crescimento de 20% em relação ao movimento usual.
Responsável por 303,4 quilômetros da via, a concessionária Nova 381 deve suspender obras que afetam o trânsito a partir das 12h de quinta-feira (17 de abril) até o meio-dia de terça-feira (22). Segundo a concessionária, motoristas devem se atentar para trechos com sinalização de reparos emergenciais.
Após o feriado, a Nova 381 planeja retomar o plano de 100 dias visando melhorias estruturais na rodovia, incluindo pavimentação, roçada da faixa de domínio e serviços de sinalização. O planejamento segue a assinatura do contrato de concessão do trecho, encerrando 35 anos de discussões sobre a obra, considerada uma das mais importantes para o estado de Minas Gerais.
A duplicação da BR-381 foi um tema recorrente nas agendas de presidentes e governadores mineiros desde as primeiras discussões em 1990. O trecho, que inclui desapropriações e obras em pontos sinuosos, representa um desafio logístico e financeiro. O governo assumiu parte dos custos para posterior exploração pela concessionária vencedora do leilão, o grupo 4 UM Investimentos.
Cuidados básicos
Diego Dutra, gerente de Operações da Nova 381, enfatizou a importância da preparação para a viagem. “É essencial conferir itens como os níveis de água e óleo, calibragem do pneu e estepe, limpador de para-brisa e luzes do carro”, aconselhou Dutra, além de destacar a importância de estar descansado para a viagem e de manter o celular longe do alcance do motorista, promovendo uma direção mais segura.