DestaqueGeral

Novos desprendimentos de rocha causam susto e prejuízo em Laranja da Terra

Novos desprendimentos de rocha ocorreram na Comunidade Laranja da Terra, em Iúna (ES), na divisa com Minas, junto ao limite com Durandé, neste domingo, 16 de março.

O fenômeno que causa o desprendimento das rochas é chamado de ‘acebolamento’, e, na comunidade, tem feito com que famílias de produtores rurais que residem próximos ao local deixem suas residências, por segurança.

Em janeiro deste ano, moradores da comunidade foram surpreendidos com o fenômeno, além do prejuízo com a perda de plantas de café que ficaram cobertas com a nuvem de pó de pedra que encobriu as lavouras.
Moradores registraram a ocorrência de desprendimento deste domingo e publicaram vídeos nas redes sociais da internet.

Apesar de ocorrer com determinada frequência, o desprendimento de rochas deste final de semana foi considerado o maior já registrado, lançando poeira e detritos no ar.

“Já houve desmoronamentos várias vezes aqui na Pedra de Laranja da Terra. Direto cai rocha, pode estar chovendo ou fazendo sol, sempre cai. Tem moradores embaixo, e muitos já tiveram que sair. Mas dessa vez foi a pior de todas, porque atingiu uma casa, quebrou o telhado, os móveis, estragou alguns. E essa família tinha um terreno cheio de café, perderam praticamente tudo. Aqui é uma comunidade muito pequena, e todos os moradores acabam escutando o barulho dos desmoronamentos, além da fumaça que cobre tudo”, relatou a bacharel em Direito Emille Wener, de 25 anos, moradora da comunidade.

O fenômeno foi registrado em vídeo por Rosiane Faria e Luís Mauro Werner, evidenciando a contínua instabilidade da estrutura rochosa e reforçando a preocupação dos residentes com possíveis impactos na comunidade.

Em janeiro, uma equipe da Prefeitura de Iúna visitou o local e averiguou a possibilidade de riscos para os moradores e recomendou aqueles que residem em áreas muito próximas às formações rochosas para abandonarem suas residências.

Thomaz Júnior / Redação Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo