A Polícia Militar de Meio Ambiente realizou nesta quarta-feira dia 02/04, operação de combate ao desmatamento ilegal no município de Sericita.
Durante fiscalização no Córrego Jacutinga, Zona Rural, Sericita, os policiais militares do Grupamento de Policia Militar de Meio Ambiente de Manhuaçu, juntamente com analistas ambientais do órgão ambiental competente (SEMAD/UBÁ) depararam com 03 (três) autores realizando atividade de impedir ou dificultar regeneração natural de florestas e demais formas de vegetação nativa.
Foi constatado ainda que o crime ambiental estava sendo cometido com a utilização de roçadeiras, e que a área atingida encontra-se localizada dentro da área de Zona de Amortecimento do Parque Estadual Serra do Brigadeiro.
Os militares após diligências localizaram o proprietário da área que afirmou ter contratado três pessoas para realizar a atividade de limpeza da área e que não havia providenciado a devida autorização junto ao órgão ambiental competente.
Diante dos fatos foi realizada a prisão em flagrante dos autores que estavam no cometimento de crime ambiental, bem como do proprietário da área, sendo todos conduzidos para Delegacia de Policia Civil de Abre Campo juntamente com os matériais apreendidos para demais providências.
A Policia Militar salienta a gravidade do cometimento de crimes ambientais na área de Zona de Amortecimento do Parque Estadual Serra do Brigadeiro, que é considerada uma Unidade de Conservação Ambiental, sendo que por esse motivo as penas criminais são mais graves e que as denúncias podem ser realizadas através do telefone 181, o sigilo é garantido.