CidadeDestaque

Primeira reunião do ano do CBH Manhuaçu mapeia ações do comitê na bacia

Foi realizada nesta terça-feira (25), na Câmara Municipal de Manhuaçu, a 46ª Reunião Ordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu), sendo a primeira reunião do colegiado em 2025. 

Dentre os assuntos discutidos, destaque para a discussão da minuta do Edital de Chamamento nº 02/2025 – Protratar Projetos,  que prevê o investimento de mais de R$ 1,2 milhão para elaboração ,adequação ou atualização de Projetos Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES) e Sistemas de Abastecimento de Água (SAS).

Durante a reunião, a diretoria do colegiado reforçou o compromisso em prol da preservação e gestão sustentável dos recursos hídricos. Em 2024, o Comitê já havia investido mais de R$ 140 mil em ações na bacia, com foco na qualidade e a quantidade de água necessária ao atendimento da população. 

Investimentos em saneamento básico miram futuro mais sustentável  

Os investimentos são planejados com base no Plano Diretor de Recursos Hídricos (PDRH), instrumento elaborado em 2010 e revisado em 2023, que compreende um verdadeiro diagnóstico ambiental da região e aponta a falta de saneamento básico como um de seus principais gargalos. 

De acordo com o PDRH, 77,9% dos municípios da bacia do Rio Manhuaçu coletam esgoto, mas o lançam in natura nos cursos d’água, sem qualquer tipo de tratamento. Já 10,8% deles não coletam e nem tratam. Os investimentos do Protratar visam mudar esse cenário na bacia. 

Ao longo da reunião outros assuntos foram debatidos como a apresentação do Relatório de Implementação do PDRH Manhuaçu – Biênio 2023/2024, apresentação e aprovação dos Relatórios de Execução do PAP e POA – Exercício 2024, a apresentação do Relatório de Atividades do CBH Manhuaçu – Exercício de 2024 e discussão sobre a criação de normativa para porção do Rio José Pedro localizada no estado do Espírito Santo.

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo