A Polícia Militar de Meio Ambiente realizou nesta terça-feira (18) uma operação de combate a caça predatória de animais silvestre nos municípios de São João do Manhuaçu e também em Luisburgo.
A denuncia recebida anteriormente pela Polícia Ambiental informava que havia uma prática de caça ilegal de animais acontecendo com a utilização de cães e de armas de fogo na zona rural desses municípios.
Após informar ao Ministério Público, o Poder Judiciário expediu 10 mandados de busca e apreensão, os quais foram cumpridos por equipes do policiamento de meio ambiente de Manhuaçu, com apoio de equipes de Ipatinga e também do Policiamento Rodoviário de Manhuaçu.
O Tenente Rodrigues, comandante do Pelotão de Polícia de Meio Ambiente informou que as equipes do Comando de Policiamento Especializado, juntamente com o Promotor de Justiça da Comarca, o qual acompanhou as diligencias, lograram êxito na prisão de 09 pessoas, das quais 3 foram apresentadas na Delegacia de Polícia Civil, por terem sido flagradas no crime de posse ilegal de arma de fogo. Esclareceu ainda que as outras 06 pessoas assinaram o Termo Circunstanciado de Ocorrências e responderão pelo crime de manter em cativeiro pássaros da fauna silvestre brasileira sem a devida autorização e também foram multados administrativamente.
Os militares arrecadaram ainda:
- 01 Rifle cal. 22
- 01 Pistola Cal. 380
- 01 Garrucha Cal 22
- 01 Garrucha cartucheira
- 23 Munições cal 22
- 86 Munições Cal 380
- 01 Munição Cal .32
- 02 Papagaios
- 18 Pássaros
- 02 armadilhas de captura de aves
- 04 tarrafas
O Tenente Rodrigues advertiu quanto a realização de caça predatória, com uso de cães e armas de fogo, bem como a captura de aves na natureza, afirmando tratar-se de prática criminosa e que pode resultar além de multas administrativas também na prisão do infrator e que denúncias podem ser feitas através do telefone 181, sem garantido o sigilo das informações.