CidadeDestaqueSaúde

Boletim epidemiológico de arboviroses de Manhuaçu

A Prefeitura de Manhuaçu está fazendo semanalmente, a divulgação do boletim epidemiológico das arboviroses, com objetivo de dar transparência e alertar a população sobre o número de casos no município.

A publicação traz o número total de notificações das três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a Dengue, a Zika e a Chikungunya, e desde a última semana, foi incluída as notificações a respeito da Oropouche, doença transmitida pelo mosquito maruim/pólvora.

Os sintomas da Oropouche são parecidos com os da Dengue, como dor de cabeça intensa, dor muscular, náusea e diarreia. O mosquito transmissor desta doença necessita de material orgânico para se procriar, ou seja, folhas e restos de alimentos em decomposição. Não existe inseticida e nem repelente com eficácia comprovada contra o mosquito, portanto a recomendação é que os moradores mantenham os arredores da residência limpos, sendo recomendado o uso de roupas que protejam o corpo e óleo corporal.

Já a forma mais eficaz de prevenção contra a Dengue, a Zika e a Chikungunya continua sendo o combate ao mosquito, que dá para ser feito em menos de 15 minutos. Verifique vasos de planta, ralos, o seu quintal, a caixa d’água, sem se esquecer do reservatório atrás da geladeira e do ar-condicionado. Esse trabalho deve ser feito na sua casa, na escola e no trabalho. Não deixe recipientes com água parada.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo