A 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres foi realizada com sucesso em Manhuaçu. Com auditório lotado, o evento foi organizado no salão de eventos do Sicoob Credilivre, reunindo autoridades e representantes de diversos segmentos sociais, além da expressiva participação feminina.
A programação contou com palestra, eixos temáticos para a elaboração e discussão de políticas públicas para as mulheres e sorteios de brindes, entre outros atrativos.
Entre os presentes ao inédito evento, a Prefeita Maria Imaculada; Presidente da Câmara de Vereadores, Rose Mary Miranda; Secretária M. de Trabalho e Desenvolvimento Social, Sandra Arminda de Melo; Presidente do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres, Rivânia de Sousa; Vereadora Adenilza e a Soldado Nataliane Oliveira Soares Heringer, componente da PPVD (Patrulha de Prevenção a Violência Doméstica), do 11º Batalhão da Polícia Militar.
Rivânia de Sousa, Presidente do Conselho, destacou que “Estamos aqui hoje para olharmos umas para as outras, para que reconheçamos o nosso papel de protagonistas na sociedade e que assim possamos caminhar juntas em prol de políticas públicas que nos ajudem, para que sejamos respeitadas e valorizadas”.
A palestra foi ministrada pela Advogada e Professora, Dra. Ângela Vitória Andrade Gonçalves da Silva, que evidenciou questões relacionadas aos principais desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade. Esta abordagem motivou as participantes a uma efetiva atuação nos eixos temáticos da conferência, que foram: Economia do Cuidado; Mudanças Climáticas: Impactos e soluções com enfoque nas mulheres; Igualdade no mundo do trabalho e autonomia econômica das mulheres; Educação inclusiva, igualitária e democrática; Saúde integral das mulheres e garantia dos direitos; Enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres; Desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade; e Democratização da comunicação e do acesso à cultura.
No decorrer da conferência, foram eleitas sete representantes do município para participar da etapa regional em Muriaé.
Thomaz Júnior / Redação Tribuna do Leste