Acolhido por autoridades municipais em Manhuaçu, na tarde desta quinta-feira, 20/02, o Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, ouviu demandas locais e destacou ações do Governo Estadual visando a valorização de artistas mineiros e a liberação de recursos para o setor. Também integrou esta Comitiva, a Secretária Adjunta de Comunicação de Minas Gerais, Bárbara Barros Botega, além de membros do Conselho Nacional de Cultural de Assessoria.
Em Minas, o balanço das inscrições da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) mostra crescimento expressivo na participação de artistas e agentes culturais de todo o estado e evidencia os resultados positivos das políticas de descentralização do Governo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), para o setor.
Ao todo, o programa contabilizou 18.714 inscrições, vindas de 537 municípios, representando um aumento de 47% no número de municípios participantes em relação à edição anterior.
Ao todo, a Secult-MG abriu 13 editais, abrangendo um investimento de R$ 131,5 milhões, para apoiar diversas iniciativas culturais em todo o estado. O prazo final para as inscrições se encerrou às 23h59 do dia 11/2.
“A Política Nacional Aldir Blanc fortalece a economia da cultura em Minas Gerais, especialmente nos territórios menos assistidos, ampliando a participação de novos agentes culturais e reafirmando o papel do estado como protagonista da cultura brasileira”, ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
Após a visita em Manhuaçu, a Comitiva do Governo Estadual visitou Alto Caparaó, Caparaó e Espera Feliz.
Thomaz Júnior / Redação Tribuna do Leste, com informações de Agência Minas