CidadeDestaqueSaúde

Prefeitura de Manhuaçu divulga boletim epidemiológico e confirma o primeiro caso de Dengue em 2025

A Prefeitura de Manhuaçu divulgou, nesta segunda-feira (17), o mais recente boletim epidemiológico sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: Dengue, Zika e Chikungunya. O objetivo da publicação, feita semanalmente, é manter a transparência sobre os casos registrados e alertar a população sobre a necessidade de prevenção.

De acordo com os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, em 2025, já foram registradas 110 notificações de Dengue, com o primeiro caso confirmado do ano. Já os casos de Zika seguem zerados, enquanto há duas notificações de Chikungunya, mas sem confirmações. Até o momento, não há óbitos relacionados às arboviroses no município.

A Prefeitura reforça que a forma mais eficaz de prevenção contra essas doenças é o combate ao mosquito transmissor. Para isso, é fundamental eliminar possíveis criadouros de larvas, como recipientes com água parada. A inspeção e limpeza de quintais, vasos de plantas, caixas d’água e reservatórios atrás de geladeiras e ar-condicionados devem ser feitas regularmente.

A população também deve estar atenta aos sintomas das doenças, que incluem febre, dor no corpo, dor de cabeça, enjoo, cansaço extremo e manchas avermelhadas na pele. Caso apresente qualquer um desses sinais, a recomendação é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde ou a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) mais próxima.

A luta contra a Dengue, Zika e Chikungunya é uma responsabilidade de todos. Pequenas atitudes podem fazer grande diferença na prevenção e controle dessas doenças.

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo