Está marcada para esta quarta-feira (22) a assinatura do contrato de concessão da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, que passará a ser administrada pelo setor privado. Conhecida como “Rodovia da Morte” devido ao elevado número de acidentes fatais, o trecho será gerido por um grupo de investimentos que venceu a licitação com a proposta de menor tarifa de pedágio.
A concessionária assumirá a responsabilidade por obras estruturais e pela manutenção da BR-381 Minas, com o objetivo de elevar os padrões de segurança para os usuários da rodovia. Entre as melhorias previstas no projeto estão a duplicação de 106 quilômetros de pista, a construção de 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, áreas de escape, pontos de parada e descanso para caminhoneiros, além de 23 passarelas para pedestres, entre outras intervenções.
A assinatura do contrato, inicialmente prevista para 28 de novembro de 2024, foi adiada em 45 dias a pedido da concessionária, que necessitou de mais tempo para apresentar a documentação ao governo federal.
Fonte: Cidade Total