Considerado importante instrumento para reforçar as ações em segurança pública da região, o Sistema ‘Sentinela’ de Videomonitoramento está sendo implantado nos municípios atendidos pelo 11º Batalhão de Polícia Militar.
No somatório desta região, serão instaladas 452 câmeras – número maior que o existente na capital mineira, que é de 350 câmeras. Em Manhuaçu, estão sendo instaladas 154 unidades.
Repórter Thomaz Júnior conversa com o Comandante do 11º BPM, Tenente-coronel Wesley Flávio, sobre este avanço para a paz social.
‘Estamos desde o início de 2024 prospectando o nosso projeto, dimensionando-o, fazendo um trabalho de convencimento com os executivos municipais, com o Legislativo, sobre a importância da instalação desses equipamentos para a segurança pública, para a diminuição desses conflitos sociais que vivemos aqui na região da Zona da Mata Mineira. Visitei todas as prefeituras, tive contato com prefeitos e vereadores para apresentar uma proposta, um projeto de videomonitoramento para as nossas cidades. E, neste ano de 2024, executamos o projeto aqui na cidade de Manhuaçu, que é a cidade sede do batalhão’, destacou o Comandante.
Em relação ao município, Tenente-coronel Flávio mencionou que ‘Temos já a primeira fase do projeto executada. Em Manhuaçu, temos 154 câmeras de vigilância nos principais corredores da cidade, em todos os distritos, nos bairros e nos locais em que foi verificada, através de nossa estatística criminal, elevada a incidência de crimes contra a vida e contra o patrimônio. Então, dimensionamos o projeto para atender essas zonas quentes de criminalidade. Estamos agora em fase final de instalação’.
Quanto aos demais municípios que compõem a área de atuação do 11º BPM, o Comandante mencionou que ‘Temos 18 municípios com processos administrativos de contratação, de aquisição de câmeras, processos licitatórios de adesão a ata de registro de preço do Estado, já concluídos, já foram adquiridas as câmeras. Nós temos hoje 452 câmeras adquiridas na área do batalhão para serem instaladas ainda. E vamos começar agora um processo licitatório para a contratação do serviço. Então, foi uma proposta que levamos ao prefeito de São João do Manhuaçu, Sérgio Camilo. Ele é o presidente do Sis- Caparaó. E o Cis-Caparaó fará licitação compartilhada para todos os municípios adquirirem o serviço de instalação, porque as câmeras já foram compradas. Então, dentro do ano de 2025, teremos todas essas outras cidades integradas ao nosso centro de operações aqui em Manhuaçu, com sistemas de monitoramento interligados ao nosso COPOM, com policiamento nas 24 horas do dia para identificar essas demandas de segurança pública e deslocar efetivo para verificação de situações que possam perturbar a ordem pública aqui nos nossos municípios’.
‘O recurso que foi destinado ao projeto soma aproximadamente R$ 4 milhões para atendimento a estes vários municípios. É um recurso grande envolvido nessa atividade. Então, dada a importância e o tamanho do projeto, acreditamos que isso contribuirá com os nossos indicadores de segurança pública, trazer mais tranquilidade para as nossas comunidades, diminuir as desordens no trânsito. Temos, além desses recursos dos municípios, os que são provenientes de várias execuções criminais, emendas federais e emendas estaduais. Então é uma soma de esforços desses atores públicos para a solução dos nossos problemas de segurança pública aqui em Manhuaçu e nas cidades que pertencem ao 11º Batalhão’, concluiu o Comandante.
Thomaz Júnior / Tribuna do Leste