ColunistasDestaqueDr. Carlos Roberto Souza

Segurança Pública e Cidadania: Como Solicitar Transferência de Propriedade de Veículo

A Controladoria Estadual de Trânsito de Minas Gerais, vinculada à CEPLAG, que substituiu o DETRAN, anunciou agora novas melhorias no processo de transferência de veículos automotores em Minas Gerais para pessoas físicas. Uma nova sistemática totalmente digital é um avanço que promete agora agilizar serviços e trazer mais segurança para os proprietários de veículos em Minas. Agora o cidadão proprietário de veículo, com seu certificado de registro de veículo emitido a partir de 2021, pode realizar a transferência de propriedade de maneira rápida e eficiente diretamente no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, o CDT, ou por meio do portal Cidadão de Minas Gerais.

Essa modernização evita deslocamentos desnecessários e garante maior praticidade no cumprimento das etapas obrigatórias no processo de transferência de veículos que visa garantir a segurança e o patrimônio dos proprietários. Os principais benefícios da nova plataforma estão na agilidade e facilidade. O processo pode ser iniciado com poucos cliques no aplicativo ou no site, diminuindo a burocracia e o tempo de espera.

A segurança digital é outro benefício. A validação da assinatura eletrônica entre o comprador e o vendedor é realizada na plataforma CDT, Carteira Digital de Trânsito. É necessário baixar esse aplicativo tanto no Android como no iOS.

E possui essa assinatura garantia de danos e proteção contra as fraudes. O pagamento ficou muito mais simplificado. Pode ser realizado a partir de agora com PIX, que garante maior rapidez na cobrança.

A vistoria também, que antes fazia com filas dentro das delegacias, os pátios das delegacias, agora é uma nova etapa, apesar de ser obrigatória, também foi modernizada, pois é possível agendar diretamente pela plataforma digital e procurar uma das empresas credenciadas pelo SET. A análise de documentos ficou muito mais rápida, muito mais ágil. Toda análise da documentação são realizadas digitalmente pelos analistas do SET, eliminando a necessidade de comparecimento nas unidades da Siretran, nos municípios.

Não é mais necessário ir até uma delegacia, uma Siretran, para fazer a vistoria nem entregar documento. É tudo digital. Dessa forma, a partir de agora, o cidadão deve fazer as seguintes etapas.

Baixar o aplicativo MG no Portal Cidadão ou baixar dentro do aplicativo MG app o aplicativo Portal Cidadão. Selecionar dentro dele a opção Transferência de Propriedade para encher todos os dados. Emitir um DAI e fazer o pagamento, preferencialmente com PIX, para ficar mais ágil.

Agendar naquele mesmo momento uma vistoria em uma unidade credenciada. E após ser aprovada a vistoria e receber o certificado de licenciamento de veículo automotor, estará já transferido o veículo em minutos. Essa transformação faz parte de uma política estadual que visa desburocratizar os serviços e ampliar a eficiência da gestão, fortalecendo a confiança da população nas ferramentas digitais do governo.

A Polícia Civil, que ainda detém grande parte da gestão no interior do estado do trânsito, vem buscando, junto ao SETI, garantir maiores serviços de qualidade para o cidadão, de forma ágil e de forma segura e transparente.

 

Carlos Roberto Souza – Delegado

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo