CidadeDestaqueSaúde

Outubro Rosa: como usar o exercício físico para prevenção

Com o objetivo de reforçar a conscientização acerca do câncer de mama e da sua prevenção, a campanha do Outubro Rosa foi criada. Uma mobilização que teve início nos Estados Unidos e hoje alcança dimensões internacionais, sendo uma das mais reconhecidas campanhas de conscientização sobre a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama. Esse alerta é o mais importante, pois quanto antes for descoberta, melhor será o controle da doença.

Sabendo que o câncer surge a partir de erros celulares causados por mutações genéticas, é possível evitar ou diminuir o risco desse processo ocorrer? O INCA apresenta algumas informações de que sim, é possível evitar o câncer por meio de mudanças comportamentais. Segundo o instituto, cerca de 30% dos casos da doença podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como: manter o peso corporal saudável, ter uma alimentação adequada e saudável, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, amamentar e praticar atividade física regularmente.

Por isso, dentre os diversos hábitos saudáveis, a prática de atividade física pode contribuir para a prevenção do câncer de mama. De acordo com Leonessa Boing, doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), existem diversas evidências científicas mostrando o importante papel da atividade física para a prevenção do câncer de mama. 

As recomendações atuais são de, pelo menos, 150 minutos por semana de atividades físicas moderadas a vigorosas, afirma Leonessa, e as evidências mostram que a atividade física realizada no lazer ou no tempo livre também tem relação com a prevenção de alguns tipos de câncer, inclusive o de mama. A especialista explica ainda que os estudos mostraram que um maior tempo total de atividade física está associado a um menor risco do diagnóstico do câncer de mama.

Redação Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo