Saúde

Infectologista explica o que é a Leishmaniose visceral

Leishmaniose visceral, também conhecida como calazar, é uma doença parasitária grave causada por protozoários do gênero Leishmania. A doença é transmitida pela picada de insetos vetores, principalmente mosquitos do gênero Phlebotomus no Velho Mundo e Lutzomyia nas Américas.

Após a infecção, o parasita invade órgãos internos como o fígado, o baço e a medula óssea, o que pode levar a sintomas graves, como febre prolongada, perda de peso, aumento do fígado e do baço (hepatomegalia e esplenomegalia), anemia e enfraquecimento geral do sistema imunológico.

Se não for tratada, a leishmaniose visceral pode ser fatal, principalmente em pessoas com o sistema imunológico comprometido. O tratamento geralmente envolve medicamentos antiparasitários, como a anfotericina B, miltefosina ou antimoniais pentavalentes.

A prevenção da leishmaniose visceral envolve o controle dos vetores (mosquitos) e a proteção individual, como o uso de repelentes e redes mosquiteiras. Em algumas regiões, também é importante o tratamento e o controle de reservatórios animais, como cães, que podem ser portadores do parasita.

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo