O bispo diocesano de Caratinga, Dom Juarez Delorto Secco, vem realizando ao longo do ano, visitas as paróquias que fazem parte da diocese de Caratinga. O bispo que está está na região até o próximo domingo, 11 de agosto, visitou a Sede da Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora e também o patronato Santa Maria, fundada por Padre Júlio Maria Lombaerde, que atende atualmente 85 crianças do município.
A Congregação dos Missionários de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, fundada em 1929 pelo Servo de Deus Pe. Júlio Maria, é um Instituto de Vida Consagrada de direito diocesano. Popularmente conhecidos como Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, seus membros fazem profissão pública de consagração a Deus como absoluto de suas vidas através dos votos de pobreza, castidade e obediência.
A Congregação possui um carisma e uma espiritualidade próprios, que a caracterizam e apontam os rumos por onde deve progredir. Esses pilares, herdados do Fundador, se atualizam a cada dia na fidelidade à Igreja e inspirados pelos sinais dos tempos.
O patronato Santa Maria, em Manhumirim, é uma obra inspirada no fundador da Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, Padre Júlio Maria Lombaerde, que dizia: “O amor que se inclina aos pequenos é a bondade”. Inicialmente foi fundada a Cantina Santo Antônio, onde as crianças que viviam soltas pelas ruas iam para receber alimentação. Em 1971 Irmã Eulina Magalhães Gomes, da Congregação das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora, começou a fazer parte desse grupo do Patronato, assumindo a coordenação das atividades.