DestaqueSaúde

Aumento de casos de coqueluche reforça a importância da vacinação

A coqueluche, também conhecida como pertussis ou tosse convulsa, é uma infecção bacteriana altamente contagiosa das vias respiratórias causada pela bactéria Bordetella pertussis. Esta doença é caracterizada por episódios severos de tosse que podem durar várias semanas.

A coqueluche começa com sintomas semelhantes aos de um resfriado comum, como coriza, febre leve e tosse leve. Com o tempo, a tosse se torna mais intensa, ocorrendo em crises que podem ser acompanhadas por um som agudo ao inspirar, o que é característico da doença. Em casos graves, pode levar a complicações, especialmente em bebês e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos.

A vacinação é a melhor prevenção contra a coqueluche, doença transmitida pela tosse, espirro ou até mesmo ao falar. No Brasil, a imunização contra coqueluche está disponível pelo Sistema Único de Saúde. O esquema vacinal é composto por três doses da vacina pentavalente (aos 2, 4 e 6 meses de vida), seguidas de reforços com a vacina Tríplice Bacteriana (DTP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade. O SUS disponibiliza ainda, a vacinação de gestantes, puérperas e de profissionais da área da saúde com a dTpa. Em Manhuaçu, a vacinação está disponível nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira.

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo