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Alunos de cursos técnicos realizam projeto de sustentabilidade e segurança

No último dia 11 de junho, alunos dos cursos técnicos da Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho e do Centro Educacional de Manhuaçu (CEM) participaram de um projeto inovador, cujo objetivo era elaborar uma área sustentável e segura, incluindo a elaboração de planta baixa e um projeto de segurança. O evento marcou uma etapa no desenvolvimento educacional e profissional dos estudantes.

Segundo Juliana Bacelar, professora da Escola Maria de Lucca, o projeto proporcionou aos estudantes uma oportunidade valiosa de sair da sala de aula e vivenciar situações reais que enfrentarão no mercado de trabalho. “Os alunos puderam aprimorar seus conhecimentos de uma forma prática e dinâmica”, destacou a professora.

A professora Taciane Fonseca, que leciona tanto na Escola Maria de Lucca quanto no CEM, explicou que a integração entre os estudantes das duas escolas já vinha sendo trabalhada nas semanas anteriores, culminando no evento da última terça-feira. “Os alunos apresentaram os projetos elaborados ao longo da semana anterior, o que lhes permitiu observar a importância da integração entre diferentes faixas etárias e escolas”, ressaltou Taciane. Ela enfatizou que o projeto visava integrar os cursos técnicos de Edificações, oferecido pelo CEM, e Segurança do Trabalho, oferecido pela Escola Maria de Lucca Pinto Coelho. “Ambos os cursos se complementam na prática e, através do projeto, puderam proporcionar aos alunos uma vivência de mercado de trabalho.”

Maria Yasmin, estudante de 18 anos da Escola Maria de Lucca, destacou a liberdade que tiveram para expor suas ideias em busca de melhorias para o projeto desenvolvido. “O curso Técnico de Segurança do Trabalho é mais focado em disciplinas didáticas, mas não menos importante para o mercado de trabalho”, afirmou a jovem. “No CEM, tivemos a oportunidade de expressar o design de acordo com nossas próprias ideias.”

Davi Charles, estudante do CEM, reforçou a importância da experiência prática proporcionada pelo projeto. “Quando nos juntamos com os alunos do Técnico de Segurança do Trabalho, obtivemos uma nova visão”, explicou. “Nós, como Técnicos em Edificações, nos preocupamos com a funcionalidade e o resultado final de uma obra, enquanto os estudantes de Segurança do Trabalho trouxeram uma perspectiva mais humanizada, focando nos riscos que podem ocorrer. Essa complementaridade nos ajudará no futuro mercado de trabalho.”

O projeto destacou a importância da integração entre diferentes áreas do conhecimento técnico, proporcionando aos estudantes uma visão mais ampla e prática das exigências do mercado de trabalho. A experiência não só reforçou os conhecimentos adquiridos em sala de aula, mas também promoveu um importante troca de experiências e colaboração entre os estudantes das duas instituições.

Danilo Alves – Tribuna do Leste

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