CidadeDestaquePolicial

Golpe da renda extra promete dinheiro fácil para quem fizer avaliações na internet; entenda como criminosos agem

Para quem está em busca de renda extra, os trabalhos pontuais e remotos são muito atrativos. Mas também são ofertas desse tipo que vem sendo usadas como iscas por golpistas. É preciso ter cuidado redobrado porque nos últimos meses, denúncias de golpes aplicados com propostas parecidas com essas têm aumentado em Manhuaçu. São os chamados golpe da renda extra ou golpe da tarefa. Veja aqui como acontece esse tipo de fraude e como se prevenir para não cair nelas.

O golpe é aplicado quando os criminosos enviam mensagens de texto através de aplicativos como o WhatsApp ou o Telegram para uma possível vítima. Muitas vezes os números usados para os contatos são de outros estados e até de fora do Brasil. Na conversa, um falso funcionário de empresa se apresenta dizendo que está buscando pessoas para pequenos trabalhos que podem ser feitos remotamente.

Entre as tarefas, estariam assistir a vídeos, fazer comentários ou curtir posts em perfis em redes sociais, e avaliar o serviço de uma marca em um site. É o clássico ‘dinheiro fácil’. E como esperado, é preciso mesmo desconfiar desse tipo de oferta, porque se a pessoa que recebeu a mensagem aceitar, o golpe começa.

No início, para dar a impressão de que o trabalho é real, os criminosos podem chegar a fazer alguns pagamentos menores por tarefas. Contudo, quando conseguem ganhar a confiança do cidadão, os golpistas invertem a lógica adotada até o momento e começam a pedir dinheiro para ‘liberar’ novas funções. Nessa hora, se a vítima fizer o pagamento, o golpe é consolidado e os criminosos param de responder e somem com o valor enviado.

Diferentes notícias também chegaram a apontar que, ao aceitar a proposta, foram adicionadas a grupos de mensagens com mais participantes. A estratégia de colocar a vítima em um grupo visa pressioná-la a agir como os demais, em uma espécie de efeito manada. Se os outros participantes, que podem ser robôs programados pelos criminosos, disseram que já fizeram os depósitos, aumenta a chance da vítima se sentir coagida a fazer o mesmo.

Fonte: Serasa

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo