O combate ao mosquito Aedes Aegypt, transmissor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya, hoje feito com aplicação do inseticida com o chamado UBV Costal e com as visitas dos agentes de endemias nas residências para eliminar as larvas e os criadouros, deve ganhar um reforço nos próximos dias.
O município vai receber um equipamento chamado Aerosistem, que vai ajudar na aplicação do inseticida em locais fechados, funcionando com 50 por cento de efetividade, bem acima dos outros métodos. O equipamento é de aplicação intradomiciliar (dentro de casa).
O Coordenador da Vigilância Ambiental no Município, Leonardo Mota de Sales, explicou que o equipamento alcança 50 por cento de efetividade no combate ao mosquito, índice bem acima dos outros inseticidas aplicados. Segundo ele, a princípio o equipamento será utilizado em escolas, unidades de saúde, prédios públicos e praças.
Leonardo Mota falou também sobre a superlotação para atendimento a pessoas com dengue nas unidades de saúde e na recentemente criada unidade de hidratação, chegando a 400 diariamente. Lembrou também os cuidados que devem ser observados para evitar criadouros do mosquito em casa e nos quintais das residências e também em relação à doença, procurando atendimento médico sempre que necessário.
Júlio Oliveira / Tribuna do Leste