DestaqueEducação

Teatro contra a dengue na EE João Xavier da Costa

Com muita criatividade e entusiasmo, alunos, professores e direção da Escola Estadual João Xavier da Costa, no B. Engenho da Serra, em Manhuaçu, apresentaram peça teatral sobre a importância de combater o mosquito transmissor da dengue e outras doenças.

A peça teatral cativou os olhares dos pequeninos em todos os atos. 

Na história, o aluno Enzo Albano ao ser conscientizado na escola sobre a importância da prevenção contra a dengue, tenta mudar o comportamento displicente de sua mãe, Márcia. Porém, nem ele nem o Agente de saúde, Enzo Dias, conseguem melhorar o comportamento de Márcia, até que ela é picada pelo mosquito da dengue. Após ser atendida pelo médico Samuca Samu, Márcia aprende uma importante lição ao pôr sua saúde em risco. 

A Professora de Apoio, Joana D’Arc Souza Farrath, destacou que ‘nada melhor que o teatro para levar uma informação mais direta para as crianças. Porque elas gostam da encenação, dos personagens. Foi uma festa na hora em o personagem mosquito da dengue, interpretado pelo aluno Heitor, apareceu em cena; assim como o aluno Enzo, que atuou como Vigilante Sanitário; o nosso médico do SAMU chegou com o carrinho de pedreiro ornamentado como se fosse uma ambulância para socorrer a mãe teimosa que foi picada pelo mosquito, personagem interpretada pela Professora Márcia. Depois de melhorar, ela realmente viu a necessidade da prevenção, evitando acúmulo de água nos vasos das plantinhas, latas, pneus, brinquedos e outros objetos’.

O Vice-diretor Albert Ceia (intérprete do ‘Médico Samuca Samu’), pontuou que ‘temos tido muitos casos de dengue na comunidade. Muitos alunos e familiares têm sido acometidos por este mal e sentimos que é a responsabilidade da escola conscientizar as famílias e a comunidade, e a melhor forma de fazer isto é com a participação das crianças’.

A Professora Márcia Alves (Tia Márcia), que interpretou a mãe teimosa que não adotava os cuidados de prevenção à dengue, avaliou muito bem esta mobilização na escola e o entusiasmo dos alunos. 

Thomaz Júnior

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo