Recurso natural do qual todos dependem diretamente e muitas vezes não bem cuidado, tanto em relação à preservação de nascentes quanto a poluição jogada no leito dos rios, a importância da água é lembrada neste dia 22 de março.
A data marca a comemoração do Dia Mundial da Água, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma iniciativa global para destacar as questões cruciais relacionadas à água e promover a conscientização sobre a importância desse recurso vital.
A cada ano, o Dia Mundial da Água aborda temas específicos para enfatizar diferentes aspectos relacionados à gestão, preservação e utilização sustentável da água.
Em Manhuaçu uma das preocupações é com o tratamento da água e a manutenção do abastecimento para fazer ela chegar a todas as residências para o consumo.
Para isso, a Estação de Tratamento de Água – ETA, do Serviço de Agua e Esgoto de Manhuaçu – SAAE, localizada no alto do bairro Santa Luzia, funciona 24 horas, como destaca o químico responsável da ETA, Heliton Bassoto. Em entrevista ao Tribuna do Leste, ele destacou os cuidados com a água que chega das captações do Manhuaçuzinho e do Córrego São Sebastião, o tratamento e a distribuição com qualidade para as residências.
Júlio Oliveira / Tribuna do Leste