DestaqueGeral

Desfiles, missa em ação de graças e shows marcam comemoração do centenário de Manhumirim

Manhumirim comemora neste sábado, 16 de março, seu centenário de emancipação política, com muita festa na cidade. A emancipação ocorreu nesta data no ano de 1924, quando o município deixou de pertencer a Manhuaçu.

Para marcar a data, como tradicionalmente ocorre todo aniversário, será realizado o Desfile Cívico em comemoração ao Centenário de Manhumirim na Avenida Raul Soares, no centro da cidade. Dez escolas estarão desfilando durante esta manhã de sábado, representando e retratando as 10 décadas de desenvolvimento do município, como informou a secretária de Educação do município, Kelly Genelhu Braga,

Também como parte da programação de aniversário do município, será celebrada neste sábado às 07 e meia da noite, uma missa em ação de graças, no Santuário do Bom Jesus, um dos marcos da época da emancipação, tendo sido inaugurado poucos anos depois.

Também neste sábado, no Campo do Biotônico, shows musicais começando às 09 horas da noite com DJ Duarth e às 11 e meia da noite com Felipe Araújo encerrando a programação.

Padre Júlio Maria de Lombaerde é lembrado nas comemorações do Centenário de Manhumirim por ser um dos grandes responsáveis pelo acelerado desenvolvimento nos primeiros anos do município, tendo chegado à cidade no ano de 1928, quatro anos após a emancipação.

Inúmeras obras marcantes até hoje foram realizadas por ele em parceria com a comunidade, no período de 16 anos que ficou na cidade até sua morte em 1944, entre elas o Seminário Apostólico, o Colégio Santa Terezinha, o Hospital Padre Júlio Maria, Asilo São Vicente de Paulo e o Patronato Agrícola, destinado aos cuidados com as crianças, além das congregações dos Missionários Sacramentinos e das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora.

Além do serviço social que desempenham, essas obras e outras menores fazem parte também de um conjunto arquitetônico que chama a atenção e provocam admiração de fieis e turistas.

Foto: Portal Manhumirim

Júlio Oliveira / Tribuna do Leste

 

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo