O recente reajuste nos preços dos combustíveis, ocasionado pela mudança na cobrança do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, feita pelos governs estaduais no início deste mês de fevereiro, provocou uma diferença de até 50 centavos no litro da gasolina entres postos no município de Manhuaçu.
No levantamento diário, feito pelo PROCON em Manhuaçu, o litro do combustível pode ser encontrado entre R$ 5,69, o mais barato, e 5,95 e até 06 reais e nove centavos, na cidade. O Coordenador, Glauco Macedo, destaca que a diferença é significativa e somente a pesquisa e preferência pelo menor preço pode forçar uma queda no preço.
O reajuste ocorreu após a decisão dos governos estaduais que passaram a cobrar um valor mais alto de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, influenciando nos preços da gasolina, diesel e gás de cozinha. Glauco Macedo destaca que só a preferência pelo menor preço pode forçar uma queda nos valores e orienta o consumidor a conferir a pesquisa diária feita pelo PROCON e divulgada nas redes sociais, além do aplicativo educação fiscal mg, que apontam os menores preços cobrados.
Tribuna do Leste / Júlio Oliveira