DestaqueSaúde

Coordenadores de Atenção Primária e de Saúde Bucal da região reúnem-se em Manhumirim

Combate à dengue e planejamento de ação para outras questões prioritárias em Saúde integraram a pauta da primeira reunião de 2024 dos Coordenadores de Atenção Primária e de Saúde Bucal de toda a região, organizado pela SRS Manhuaçu (Superintendência Regional de Saúde), em Manhumirim. 

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo. Trata-se da principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS. Há diversas estratégias governamentais relacionadas, sendo uma delas a Estratégia de Saúde da Família (ESF), por exemplo. 

De acordo com o Superintendente Regional de Saúde, Victor Carvalho Vieira, ‘é muito importante a realização de encontros como este, em que avaliamos os indicadores da atenção primária, com o intuito de auxiliar os municípios, dar todo o apoio, e realizar o primeiro encontro de 2024. Esperamos alcançar ótimos índices, porque temos uma equipe muito técnica e aguerrida na Regional, com bons gestores e coordenadores. Nós fazemos estas reuniões periódicas, para discussão das Portarias e Políticas envolvendo a Atenção Primária’. 

Sobre a preocupante questão da dengue, na atualidade, em Minas Gerais e em diversas partes do Brasil, Victor destacou que o Setor de Atenção Primária desempenha papel fundamental e estratégico. ‘Nos mobilizamos nesta reunião para enfatizar as técnicas de combate que o Estado nos disponibilizou neste período que é a ação Minas Unida contra o Mosquito. Entre outras atividades, realizaremos dois Dias D de combate ao mosquito transmissor da dengue, sendo um evento no próximo dia 24 e o outro em março’, concluiu. 

 

Thomaz Júnior

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo