Os dados do primeiro LIRAa (Levantamentos Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) de 2024, apresentaram um aumento de 203% em relação ao último realizado em novembro de 2023. O levantamento realizado neste mês de janeiro, ficou na casa dos 5,3%.
O número de casos das doenças causadas pelo Aedes aegypti em Manhuaçu ainda não apresentaram um aumento, mas este cenário pode mudar, caso a população não faça a sua parte. Apenas foram notificados casos de Dengue, sendo 23 notificações com 09 casos confirmados. Não houve notificações de Zika e Chikungunya.
A Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Saúde e seu setor de Vigilância Ambiental, disponibiliza para a população um número de telefone para denúncias de locais com focos do mosquito Aedes aegypti. As denúncias poderão ser feitas pelo telefone 3339 4776, de segunda a sexta-feira, das 07 às 16 horas.
Com o objetivo de incentivar o trabalho dos agentes de endemias e alertar a população, a Prefeitura de Manhuaçu passa a divulgar nos storys das suas redes sociais (@prefmanhuacu), locais com focos do mosquito Aedes aegypti.
Esse trabalho visa demonstrar que 80% dos focos encontrados estão nas residências e a importância da colaboração da população no combate ao mosquito.