O Hospital César Leite inaugura nesta sexta-feira, 12/01, a partir de 9 horas, as novas instalações da Unidade de Urgência e Emergência. A cerimônia marca a entrega da reforma e modernização do antigo espaço da UPA Municipal, agora totalmente remodelado e equipado para atendimento à população de Manhuaçu e mais 22 municípios da microrregião de saúde.
A nova Urgência e Emergência possui uma estrutura mais equipada e preparada para atender à crescente demanda da região. Além de mais confortável, a nova unidade foi adequada para atender ao fluxo dos casos de urgência e emergência de forma integrada ao restante do Hospital César Leite.
Foram quase 600 metros quadrados de obras para adequar o antigo espaço para a nova Unidade de Urgência e Emergência. O local conta com uma nova recepção e sala de espera com banheiros, ambientes climatizados e monitorados com câmeras, sala vermelha, sala laranja, três consultórios médicos, farmácia, sala de medicação, sala de inalação, sala de gesso, sala de classificação de risco, serviço social, sala de curativos. Ainda foi reformada a área de acesso de ambulâncias e a rampa para o segundo piso, onde estão 15 leitos de observação.
Para viabilizar as obras, o Hospital César Leite investiu recursos próprios e contou também com o aporte de recursos da Prefeitura de Manhuaçu e de emendas impositivas indicadas por vereadores da Câmara Municipal de Manhuaçu.
A nova Unidade de Urgência e Emergência homenageia o Provedor Sebastião Onofre Carvalho, que faleceu no mês de dezembro, e tinha como preocupação a entrega desse espaço reformado e humanizado para atender a população da melhor forma possível.
ATENDIMENTOS
O Hospital César Leite assumiu o serviço de urgência e emergência em fevereiro de 2022. Nesse período, já foram realizados 42 mil atendimentos.
Como prestador de serviços integrante da rede de urgência e emergência, a grande maioria dos pacientes são dos 23 municípios da nossa microrregião de saúde. No entanto, os números mostram que já foram atendidas pessoas de 221 municípios diferentes e 18 estados da federação em quase dois anos de funcionamento.
A preocupação com a humanização do atendimento também está presente desde o primeiro dia. São dezenas de profissionais de saúde, 24 horas por dia, se dedicando ao serviço de urgência e emergência.
Para manter toda essa estrutura, o Hospital César Leite conta com o apoio de recursos das Prefeituras de Manhuaçu, São João do Manhuaçu, Durandé, Chalé, Santana do Manhuaçu e Caputira. Essa parceria é fundamental para custear a manutenção do atendimento à população e precisa do apoio dos demais municípios da microrregião.
O Hospital César Leite é a principal retaguarda do SAMU, especialmente por ser o maior hospital da região e o único que dispõe de alguns serviços e algumas especialidades médicas, como neurocirurgia, hemodiálise, hemodinâmica, maternidade para partos de alto risco e UTI Neonatal.