Para a Energisa as crianças e adolescentes são o futuro do país. Pensando em oferecer um futuro promissor a distribuidora, por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), implementou nos últimos meses ações de eficientização em cinco escolas públicas de Cataguases, Manhuaçu, Leopoldina, Ubá e Muriaé.
As beneficiadas nessa etapa do programa foram: Escola Municipal Vicente de Paula (CAIC de Manhuaçu), Escola Municipal Prefeito José Esteves de Cataguases, Escola Municipal Professora Maria da Conceição Monteiro de Resende (CAIC de Leopoldina), Escola Municipal Doutor José Campomizzi Filho (CAIC Ubá) e a Escola Municipal Santo Antônio (Cemei de Muriaé).
A prestação de serviço englobou a revitalização no sistema de iluminação, refrigeração e condicionamento ambiental dessas escolas, trocando lâmpadas e aparelhos eletrodomésticos usados por modelos mais econômicos e eficientes. Ao todo, foram substituídos: 1.100 lâmpadas por LED, 70 projetores, 10 freezers horizontais, nove refrigeradores, dois frigobares e 11 aparelhos de ar-condicionado, totalizando aproximadamente R$ 295 mil.
“Entendemos que esses investimentos, principalmente nas escolas, são de extrema importância, porque deixam um legado para as novas gerações. Além de dar mais qualidade estrutural à rede pública de ensino, também orienta os alunos sobre os cuidados que as novas gerações terão de ter para viver num mundo econômico e ambientalmente cada vez mais sustentável”, disse Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio.
Nossa Energia 2023: mais de 15 mil pessoas beneficiadas
E por falar em Educação, além das escolas beneficiadas com a eficientização pelo Nossa Energia, a Unidade Móvel Educacional (UME) encerrou 2023 com visitas em 42 escolas da rede pública de ensino com palestras sobre o uso eficiente e seguro de energia elétrica, com um público de mais de 7.600 estudantes. Além disso, foram mais de 7.200 clientes beneficiados com a troca de aproximadamente 27 mil lâmpadas para LED, melhorando a iluminação das famílias e contribuindo para a economia de energia, e 175 geladeiras antigas substituídas por equipamentos novos com o selo PROCEL de qualidade. O projeto visitou 30 cidades e realizou 27 eventos abertos ao público.
Essas iniciativas estimulam boas práticas de consumo consciente e combate ao desperdício, reduzindo o impacto ambiental. Foram investidos aproximadamente R$ 1 milhão no projeto Nossa Energia que percorre as cidades da área de concessão da Energisa para levar a cada cantinho de Minas mais conhecimento, eficiência energética e ações sociais.