As pessoas em situação de rua, que estão afastadas do vínculo familiar por vários motivos ou que vieram para a cidade em busca de trabalho e não tem onde ficar, tem mais um espaço estruturado para acolhimento na cidade.
A Casa de Acolhimento Bom Samaritano, um braço da Fundação Manhuaçuense de Promoção Humana – FUMAPH, localizada no bairro Alfa Sul, tem estrutura para abrigar e oferecer atendimento a pessoas que necessitam e que vivem nas ruas da cidade.
Criada em 2016 à partir de uma demanda verificada junto ao Ministério Público e Município, para dar apoio a um grande número de pessoas vivendo nas ruas da cidade, a Casa de Acolhimento pode abrigar até 20 pessoas, com toda a assistência necessária. Além disso, prosseguem as obras para implantação do espaço que vai abrigar também mulheres na mesma situação, segundo informou o Coordenador administrativo, Psicólogo Murilo Fernandes.
A Assistente Social da Casa de Acolhimento, Rafaela das Dores, destaca que histórias marcantes e comoventes são registradas de pessoas que passam pela local, com muitos conseguindo reinserção no mercado de trabalho ou reconstrução de vínculo familiar.
Tribuna do Leste / Júlio Oliveira