CidadeDestaque

Manhuaçu se despede de Sebastião Onofre de Carvalho

Faleceu na manhã deste domingo, 10/12, o Provedor do Hospital César Leite, o Advogado Dr. Sebastião Onofre de Carvalho. Conhecido por sua atuação à frente do HCL, há vários anos, enquanto gestor e conselheiro, Sebastião era uma pessoa cordial, com admirável currículo de estudos e de atuação profissional.

Sebastião Onofre Carvalho nasceu em Caputira, em 24 de Agosto de 1945. Filho do casal Jarbas e Palmira Mendes Lopes, era casado com Vanda Márcia Breder de Oliveira Carvalho.

Em 1976, concluiu o curso de Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (ES) e especializou-se em Administração Pública.
Foi condecorado com Títulos de Cidadão Honorário em Durandé (2005) e em Manhuaçu (2011).

Além de Provedor, Sebastião integrou o Superior Conselho do Hospital César Leite, por mais de quatro décadas, tendo participado de sua Diretoria Executiva.
Dr. Sebastião foi Procurador do Município de Manhuaçu; Servidor Concursado da Prefeitura de Manhuaçu, aposentado, tendo exercido as funções de Auxiliar de Serviço de Tesouraria e de Contabilidade, Contador, Chefe de Assessoria Técnica Consultiva e Diretor do Dep. de Administração e Finanças.

Foi Assessor Jurídico dos Municípios de Manhuaçu, Matipó, Caputira, São João do Manhuaçu e Simonésia, e Assessor Jurídico das Câmaras Municipais de Manhuaçu, Santana do Manhuaçu e Durandé.

Atuou como Conselheiro da 54ª Subseção da OAB e da APAE/Manhuaçu, tendo sido seu Tesoureiro. Foi Sócio-fundador da Cooperativa de Crédito Rural de Manhuaçu Ltda., na qual já exerceu o cargo de Conselheiro de Administração.

Dr. Sebastião elaborou toda a estrutura Administrativa dos Municípios de São João do Manhuaçu, Reduto e de Durandé, quando da instalação dos mesmos, contendo Plano de Cargos e Salários, Estatutos do Magistério e dos Servidores, Códigos de Obras, Posturas e Tributário, além de atividades de organização administrativa.

A convite da Prefeitura de Santa Margarida, elaborou os Códigos de Obras e de Posturas daquele município. Foi responsável pela aplicação de Concurso Público de Títulos e Provas nos municípios de Santana do Manhuaçu e Caputira.

CULTURA

Sebastião dedicou-se também à Cultura. Em 1980, foi Coordenador do VI Festival da Canção da Zona da Mata, em Manhuaçu.
Era Sócio-fundador da Academia Manhuaçuense de Letras, ocupante da Cadeira da 11ª Seção.

Foi autor da Obra “Considerações Gerais sobre Servidores Públicos em Relação aos Municípios”, elaborada em 1981.

DIREITO

Por sua atuação na área de Direito, foi homenageado pela 54ª Subseção da OAB MG, com o Diploma de Honra ao Mérito. A Faculdade de Direito de Sete Lagoas (MG) lhe concedeu o Diploma de “Magnífico Mestre”.

Ele também foi participante do “1º Encontro Nacional em Defesa dos Municípios”, em 1999, em Belo Horizonte.

Por diversos anos, foi mesário e Secretário Geral da 167ª Zona Eleitoral da Comarca de Manhuaçu. Pertenceu ao Tribunal do Júri da Comarca de Manhuaçu por mais de vinte anos, e, atuou como advogado militante nas Comarcas de Manhuaçu, Manhumirim, Abre Campo, Ipanema, Caratinga e Mutum.

Thomaz Júnior / Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo