DestaqueGeral

Safra na região supera 4 milhões de sacas de café colhidas este ano

Concurso de qualidade com mais uma etapa em andamento, safra de café com mais de 4 milhões de sacas colhidas na região, investimentos para a próxima florada e preço do produto no mercado, que caiu bastante nos últimos meses são preocupações dos produtores rurais da região.

Após a divulgação da classificação das amostras de café inscritas no 20º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais promovido pela Emater, aqueles que obtiveram nota acima de 85 pontos devem ficar atentos. É que para a segunda fase do concurso, novas amostras dos classificados devem ser entregues e o prazo termina no próximo dia 27, sexta-feira, segundo informou o coordenador técnico regional da Emater, Thiago Braga.

Esta semana terminou a primeira fase de provas sensoriais e a comissão julgadora provou mais de 12 mil xícaras, de 847 amostras previamente selecionadas na avaliação física dos grãos. Desse total, 706 amostras atingiram mais de 80 pontos, sendo, portanto, consideradas cafés especiais.

Das 1.563 inscrições em todo o estado, as duas regiões maiores produtoras de café do estado, o Sul de Minas com 80 amostras e, principalmente a nossa Região das Matas com mais de 110 amostras, se destacaram entre os melhores classificados.

Durante entrevista à reportagem do Tribuna do Leste, Thiago Braga falou também sobre a colheita de café este ano nas lavouras da região, que já terminou, com uma média de 22 sacas por hectare plantado e mais de quatro milhões de sacas de café colhidas, que entram agora em circulação no mercado.

Sobre os preços dos cafés, que caíram muito, Thiago lembrou que os produtores precisam equilibrar as finanças agora, evitando investimentos em outras áreas e não se descuidar da plantação do café, preparando a próxima safra, para que os cafés sejam ainda melhores e a perspectiva de bons preços.

Júlio Oliveira – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo