Agricultores das quatro regiões produtoras de café do estado –Cerrado Mineiro, Sul, Chapada e daqui das Matas de Minas, premiados no 19º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais de 2022, começam a ter seus produtos vendidos com destaque.
Os produtos de 16 cafeicultores que tiveram as melhores classificações na competição de 2022 são comercializados agora com a linha especial “Cafés Campeões”, lançada nesta segunda-feira (02/10) pelo Governo de Minas, em solenidade em Belo Horizonte.
A embalagem traz o rótulo com a foto e história do agricultor e a nota obtida na competição, como uma forma de valorizar o cafeicultor e aproximar o consumidor daqueles que estão produzindo no campo. O atual campeão estadual do concurso de qualidade do café, o produtor Ercilei José de Oliveira, de Manhuaçu, ficou emocionado com a homenagem e destacou o trabalho desenvolvido e a conquista da premiação.
O Governador Romeu Zema destacou a importância do café para Minas e a valorização dos produtores que investem em qualidade, lembrando o trabalho de divulgação do produto nos diversos países.
Minas Gerais é o maior produtor de café do país. Em 2022, foram produzidas no estado cerca 27,5 milhões de sacas de 60,5 quilos. Para 2023, está prevista a produção de 28,3 milhões de sacas.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o café foi o produto mais comercializado nas exportações do agronegócio mineiro no último ano, atingindo a marca de US$ 6,9 bilhões, um recorde.
O café mineiro foi vendido para 88 países. Alemanha (21%), Estados Unidos (20%), Bélgica (10%), Itália (10%) e Japão (5%) foram os principais destinos.
No Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais de 2022, foram 1.422 amostras concorrentes de café arábica, de 153 municípios. Neste ano de 2023, o Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais chega a sua 20ª edição. As amostras concorrentes estão em fase de avaliação e o anúncio dos vencedores será feito em dezembro.
Edição Júlio Oliveira
Fonte: Agência Minas