A direção do Hospital César Leite emitiu um comunicado anunciando a adoção de algumas medidas em virtude do crescimento no número de casos de Covid 19 nos últimos dias, que passaram a valer a partir de ontem, terça-feira.
A partir de agora é exigida a utilização de máscaras por todos visitantes na unidade cobrindo boca e nariz. Além disso, pacientes internados com a Covid não podem mais receber visitas até a mudança do quadro.
Diante da situação a reportagem do Tribuna do Leste fez contato também com a Prefeitura de Manhuaçu para saber da situação no município. Através de uma nota oficial, foi informado que a Secretaria de Saúde de Manhuaçu considera o quadro epidemiológico do município, referente a Covid-19, em situação estável.
Na semana epidemiológica número 40, que compreende os dias 1º a 7 de outubro, foram 54 notificações, sendo 16 declarados positivos. Na semana epidemiológica atual, de número 41, até esta quarta-feira (11) foram recebidas 43 notificações, com apenas 7 sendo positivas para Covid-19.
A Secretaria de Saúde informa que o cenário epidemiológico é avaliado semanalmente no município, assim como outras síndromes gripais, inclusive participando da rede de monitoramento do Estado de Minas Gerais.
Informa que no momento não existem medidas de restrição ou para o uso de máscara por parte do poder público, mas pede que a população mantenha os cuidados para evitar doenças infecciosas, como a higienização das mãos, com água e sabão ou álcool 70%, evitar ficar em lugares fechados e em contato com pessoas doentes, além de manter a vacinação em dia.
Por último, a nota oficial informa que o cidadão, ao apresentar sintomas gripais, como febre, tosse e dor de garganta, procure imediatamente a sua unidade de saúde.