O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU, completou ontem, quinta-feira, dia 31/08, um ano de implantação em Manhuaçu e em toda a macrorregião de saúde Leste do Sul. Uma cerimônia comemorativa marcou a passagem da data, realizada na sede do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros, da Segunda Companhia de Manhuaçu, que fica em Ponte Nova, e que também abriga a base do Samu.
Na ocasião, autoridades e lideranças de todo o território, composto pelas microrregiões de saúde de Ponte Nova, Manhuaçu e Viçosa, prestigiaram o evento. O SAMU anunciou a construção de hangar, no aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora, que será base de uma aeronave para atender toda a Rede de Urgência e Emergência.
Outro anuncio importante é a ampliação do número de bases na região Leste do Sul. Serão mais duas unidades de suporte básico, que serão instaladas em breve nas cidades de Pocrane e em Alto Caparaó e mais uma Unidade de Suporte Avançado, em Ipanema.
No período de um ano de funcionamento, o número de atendimentos pelo SAMU chegou a 27.118, sendo 13.005 da microrregião de Manhuaçu, 8.334 da microrregião de Ponte Nova e 5.779 da microrregião de Viçosa. O diretor técnico do SAMU 192 – CISDESTE, Homero Calderaro, destacou que os números mostram a importância do serviço na região e o gargalo que existia anteriormente.
O Samu Leste do Sul conta, atualmente, com quatro USA – Unidades de Suporte Avançado, sendo uma em Ponte Nova, uma em Viçosa e duas em Manhuaçu, além de 19 USB – Unidades de Suporte Básico espalhadas em toda a região. Na região de Manhuaçu ela estão em Abre Campo, Ipanema, Lajinha, Manhumirim, Matipó, Mutum, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu e mais duas em Manhuaçu
Júlio Oliveira / Tribuna do Leste
Com informações da SECOM MG