Inscrições para o concurso de qualidade do café de Manhuaçu terminam nesta quarta-feira, 06
Produtores e produtoras de Manhuaçu têm até essa quarta-feira (06), para enviarem amostras de café com o objetivo de participarem do 10º Concurso de Qualidade de Café de Manhuaçu.
O concurso vai escolher os melhores cafés produzidos na cidade e busca incentivar a melhoria da qualidade dos cafés produzidos em Manhuaçu, agregando valor ao produto e atendendo à crescente demanda por produtos diferenciados.
Os vencedores representarão Manhuaçu nos concursos regional e estadual, que, para este ano, tem uma grande responsabilidade: manter o título de melhor café de Minas Gerais. Em 2022, Ercilei José de Oliveira, produtor rural da comunidade de Palmeirinha, foi o grande campeão do concurso de qualidade de cafés de Minas Gerais. Com um café de pontuação 92,50 e características sensoriais do café são de cítrico, melaço, mel, rapadura, doce de leite, açúcar queimado, encorpado ácido, frutado cítrico, casca de limão. Além do Ercilei, outros produtores de Manhuaçu tem se destacado na qualidade de cafés, que eleva o patamar do concurso.
Inscrições
Para participar do 10° Concurso de Qualidade de Café de Manhuaçu, o produtor deve realizar sua inscrição no Escritório Regional da Emater em Manhuaçu (Rua Lafaiete Vasconcelos Sabido, 31 fundos, centro), até o dia 6 de setembro, entre 8h e 17h.
A amostra do café deve ter no mínimo 2 quilos, com as seguintes especificações: lote mínimo de 5 sacas de café arábica colhidos na safra 2023, umidade entre 10 e 12%, pontuação mínima de 80 pontos, vazamento máximo de 5% nas peneiras 16 acima e tipo 2 (máximo de 4 defeitos).
SECOM Manhuaçu