O IF (Instituto Federal Sudeste de Minas) Campus Manhuaçu, em Realeza, está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos de graduação universitária em Sistemas de Informação e Agronomia, Pós-graduação em Cafeicultura Sustentável, além do curso Técnico em Informática. O curso é oferecido gratuitamente.
Em todas as suas unidades, o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) abriu inscrições em seu Processo Seletivo de estudantes para ingresso no primeiro semestre de 2024.
São mais de 4 mil vagas em cursos técnicos, de especialização técnica, de graduação e de pós-graduação em dez cidades: Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá. O período de inscrições segue até 16 de outubro.
Os editais podem ser consultados em www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo, mesma página a partir da qual é possível se inscrever, em qualquer computador com acesso à internet. Se preferirem, os candidatos também poderão recorrer ao atendimento presencial na secretaria de qualquer uma das unidades participantes (os horários estão indicados nos editais).
É totalmente gratuita a inscrição para três modalidades: cursos técnicos concomitantes e/ou subsequentes, técnicos do Proeja e de especialização técnica (nesses casos o acesso à instituição é por sorteio). As outras modalidades têm taxa de inscrição (quem conseguiu a isenção não paga, mas também precisa se inscrever). Isso porque o método de seleção para cursos técnicos integrados e de graduação será prova, prevista para 26 de novembro. O ingresso na pós-graduação dependerá de critérios específicos previstos nos editais.
Para estudar em todos os cursos de todas as unidades, do Ensino Médio (com os cursos técnicos integrados) ao doutorado profissional, não há mensalidade: a educação no IF Sudeste MG – pensada de forma ampla, com ensino, pesquisa e extensão indissociáveis – é sempre gratuita.
Nota máxima no MEC
Este é o primeiro Processo Seletivo desde que, em junho, o IF Sudeste MG obteve a nota máxima (Conceito Institucional 5) do Ministério da Educação para a oferta presencial de cursos de graduação. Também foi alto o conceito atribuído pelo MEC à instituição para a oferta a distância de graduação: CI 4. “Os resultados atingidos foram excelentes e mostram que, apesar de termos muito a evoluir, temos hoje a validação de que estamos no caminho certo”, avaliou, à época, o reitor do IF Sudeste MG, professor André Diniz.
O recredenciamento é realizado pela Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior (Seres), e a avaliação, que resulta no CI, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esse processo consiste na verificação do atendimento às exigências legais de funcionamento e dos indicadores de qualidade da educação superior.
Assim, o slogan escolhido pelo IF Sudeste MG para a campanha de divulgação do Processo Seletivo é “Seu potencial elevado ao máximo”. O ponto central é o fato de a instituição oferecer aos futuros estudantes e profissionais as condições ideais para que eles atinjam seus objetivos, despertando e desenvolvendo seu potencial em um curso, uma área do conhecimento e também como cidadãos de maneira mais ampla.
Thomaz Júnior, com informações de Coordenação-Geral de Comunicação Social e Marketing / IF Sudeste MG