Algumas prefeituras da região fizeram a adesão à paralisação das atividades nos serviços públicos municipais nesta quarta-feira, 30/08, por 24 horas. A paralisação é organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e apoiada pela Associação Mineira de Municípios (AMM), contra a diminuição nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Conforme nota divulgada pela AMM, “O movimento municipalista clama pelo desenvolvimento dos municípios do país, buscando restabelecer os recursos essenciais para a manutenção dos serviços públicos e garantir atendimento eficaz à população. O foco do movimento é a aprovação da PEC 25/2022, que estabelece adicional de 1,5% ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), entregue no mês de março de cada ano, como forma de fazer frente à crescente pressão fiscal”, diz a nota.
Em alguns municípios foi baixado um decreto definindo o dia de hoje como de paralização contra a diminuição dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios.
Aqui na região a paralização foi seguida pela Prefeitura de Simonésia, de Pedra Bonita, de Alto Caparaó onde houve uma concentração de servidores em frente ao prédio da prefeitura, e também em Abre Campo e Espera Feliz.
Em Santana do Manhuaçu o prefeito Paulinho informou à reportagem do Tribuna do Leste que apoia totalmente a mobilização e que só não aderiu por haver licitações importantes para o município agendadas para hoje. Em Manhuaçu o funcionamento foi normal nas repartições públicas do município.
Júlio Oliveira / Tribuna do Leste