DestaqueGeral

Missa campal, procissão e show musical marcam o Dia do Padroeiro São Lourenço em Manhuaçu

Hoje, quinta-feira (10/08), é dia do padroeiro de Manhuaçu, São Lourenço. Por isso é feriado municipal na cidade, com comércio e repartições públicas ficando fechadas.

A programação festiva do Dia do Padroeiro na Paróquia de São Lourenço, teve início no começo do mês, com a novena, encerrada ontem. Hoje, no Dia do Padroeiro, na Igreja Matriz está prevista para logo mais à noite, à partir das 18hs, uma procissão seguida de missa campal e um show musical com o Pe. Ezequiel Dal Pozzo.

História de devoção

Na cidade, a devoção começou antes da implantação da Paróquia e do próprio município, no ano de 1856, quando foi construida a primeira capela em honra ao mártir da Igreja Católica, que morreu queimado em Roma (Italia), defendendo a sua fé. A criação da paróquia foi em 1875, também antes da emancipação do município, em 1877.

A Paróquia de Manhuaçu, quando foi criada, pertencia à Diocese de Mariana. A Diocese à qual pertence atualmente, de Caratinga, foi criada muito tempo depois, em 15 de dezembro de 1915 pelo Papa Bento XV. A cidade de Manhuaçu chegou a ser cogitada para ser a sede da Diocese, em 1915, que no final foi para Caratinga, à qual pertence atualmente. Na época da criação haviam 15 paróquias e apenas seis municípios sendo Manhuaçu, Caratinga, Carangola, José Pedro – Hoje Ipanema, Mutum e Aimorés. Hoje são 46 municípios no total divididos em seis foranias.

Organização Pastoral

A Paróquia de São Lourenço, que está em festa com seu padroeiro hoje, é integrada por 10 comunidades. São elas a Nossa Senhora Aparecida, São Vicente, São Francisco de Assis, São Lucas no bairro Alfa Sul, São Geraldo na Petrina, Santo Antônio, Sagrada Família, São Paulo Apóstolo no bairro Todos os Santos, São Judas Tadeu no bairro São Jorge, além do Centro.

Para o atendimento, tanto na área social quanto nas celebrações, funcionam as pastorais do Dízimo, do Matrimônio, da Catequese, Litúrgica, do Batismo e da Criança. A Coordenadora da Pastoral Criança, Vanda Lúcia Carneiro destaca que esse trabalho com as crianças começou há 30 anos, sendo Manhuaçu a primeira na Diocese.

A Paróquia de São Lourenço tem organizados também os Ministérios da Eucaristia e da Palavra, que também possuem um papel social. No caso do ministro da palavra, os integrantes são preparados para transmitirem mensagens e serem agentes de transformação, como lembrou a coordenadora do grupo, Cristina Pereira Satler.

Os Ministros da Eucaristia, além da atuação nas celebrações, são a realização da igreja em saída, na assistência aos idosos e aqueles que não podem participar das celebrações, destacou a coordenadora Raquel de Oliveira Pena.

Além das pastorais e Ministérios, os fiéis tem também seus movimentos independentes. Na Paróquia São Lourenço hoje estão em pleno funcionamento a Legião de Maria, Mercedárias, Marianos, Vicentinos, Mães que Oram pelos Filhos e o Terço dos Homens.

Tribuna do Leste / Júlio Oliveira

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo