DestaqueSaúde

Centro de Atenção Especializada em Manhuaçu recebe recursos para novo mamógrafo

Um novo mamógrafo vai ser adquirido para reforçar o atendimento no Centro Estadual de Atenção Especializada, o CEAE de Manhuaçu – Antigo Centro Viva Vida, no bairro Bom Pastor. A unidade é responsável pela cobertura em diversas especialidades de saúde nos municípios da região. O equipamento vai substituir o anterior, que está fora de uso após ter sido danificado em uma enchente que atingiu o prédio do CEAE

Os critérios para a destinação do recurso, valor e especificações foram estabelecidos pela deliberação Nº 4.285, de 25 de Julho de 2023, da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais – CIBSUS/MG.

Um dos principais critérios estabelecidos pelo documento é o município ter um CEAE, cujo equipamento disponível teve sua necessidade de substituição identificada pelos critérios de monitoramento definidos pelo Programa Estadual de Controle de Qualidade em Mamografia (PECQMama) ou pelo tempo de uso igual ou superior a 10 anos e que não tenha recebido recurso destinado a este objeto recentemente.

“O mamógrafo existente no CEAE de Manhuaçu, já tem mais de 10 anos, por isso a necessidade da sua substituição. Estamos aguardando o envio do recurso, que será enviado do Fundo Estadual de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde, para fazermos a aquisição do equipamento e entregar ao CEAE”, explica Ana Lígia de Assis Garcia, Secretária de Saúde.

Outras cidades do estado também irão receber o recurso de R$ 1.203.313,00 do Governo de Minas Gerais, totalizando mais R$ 77 milhões de reais em investimentos.

CEAE

Os CEAE’s são pontos de atenção microrregional para um público alvo específico, com a  oferta de serviços de atenção especializada ambulatorial, destinados às gestantes de risco, crianças de risco, câncer de mama e colo do útero,  em alguns casos para usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Diabetes Mellitus (DM) e Doença Renal Crônica (DRC) de alto e muito alto grau de risco. O CEAE é financiado pelo Governo de Minas Gerais, mas gerido pelo município de Manhuaçu.

 

Fonte: SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo