Reunião contou com a contribuição dos vereadores e de representantes da sociedade; objetivo é propor alterações na Lei Orgânica Municipal
Registrando boa presença de público, a Câmara Municipal de Manhuaçu realizou na noite desta quinta-feira (24/08) a segunda audiência pública com o objetivo de alterar a Lei Orgânica Municipal (LOM). Desta vez, vereadores e representantes da sociedade concentraram os debates em torno dos temas meio ambiente e agricultura. A primeira audiência pública, realizada no mês passado, trouxe como eixo central a saúde. Outros encontros serão realizados sempre focando temas específicos.
O presidente do poder legislativo, Gilsinho (DC), abriu a reunião, que contou com as presenças da vereadora Rose Mary (PDT), primeira secretária, e do diretor jurídico do Instituto de Desenvolvimento Público Plenum Brasil, Dr. João Lucas Cavalcanti Lembi, compondo a mesa que conduziu os trabalhos. Após a abertura da sessão, Lembi explicou que o objetivo da audiência é buscar o desenvolvimento do município.
Durante os debates, temas importantes foram destacados pelos vereadores. Foram abordadas a necessidade da implantação da coleta seletiva de lixo em Manhuaçu, a questão da agricultura familiar, a arborização dentro da cidade, a proteção das nascentes, o perigo do uso de agrotóxicos, a causa animal, a diversificação da agricultura local, a produção de alimentos orgânicos, a preservação da qualidade das estradas usadas para o escoamento da produção agrícola e a reciclagem do lixo.
O diretor do Instituo Plenum lembrou que vários dos temas discutidos durante a audiência não são contemplados pela atual LOM. João Lucas Cavalcanti Lembi ressaltou que muitos dos assuntos debatidos se transformarão em propostas a serem incluídas na lei orgânica.
O plenário da câmara contou com expressiva participação de representantes da sociedade e de alunos do curso de Meio Ambiente do Centro Educacional de Manhuaçu (CEM). Usaram o microfone do plenário para dar sugestões o empresário Sinésio José de Sousa, o advogado Vinícius de Resende e os professores Luis Franzoni e Maria Lúcia.
O processo de reformulação da LOM conta com a participação dos vereadores e com contribuições da população por meio das audiências públicas e de sugestões encaminhadas ao poder legislativo.
Assessoria de Comunicação da Câmara de Manhuaçu