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Artigo: Threads – a nova Rede Social da Meta

Que impactos provocam a chegada de uma nova Rede Social? Que motivações movimentam uma empresa em lançar mais uma plataforma que consiste em ofertar o mesmo que outras que estão no mercado já ofertam? O que ronda o surgimento da Threads?

O dia 05 de julho de 2023 ficou marcado na memória de muita gente quando o dono da empresa Meta, Mark Zuckerberg lança mais uma Rede Social no mercado. Dono do Facebook, Instagram e WhatsApp, a Threads é a nova aposta de Zuckerberg em liderar o universo (ou metaverso) de interação social.

Vale lembrar que a chegada da Threads é marcada por uma disputa tecnológica não muito agradável. Desde que Elon Musk comprou o Twitter, em outubro de 2022, a Rede Social vem perdendo popularidade e credibilidade entre seus usuários. O Twitter acabou encurralado num tornado político, econômico e social que quase um ano depois, ele não conseguiu se salvar. Pior, continua caindo cada vez mais. O que, então, sustenta a existência da Rede Social? Primeiro é o seu valor de mercado. Musk pagou quase 240 bilhões pela plataforma; na balança comercial do mundo, a compra do Twitter gerou, tanto a queda, quanto a valorização da bolsa de valores. E não só: a negociata pela Rede Social durou, no mínimo 6 meses o que fez com que o mundo e gigantes da tecnologia acompanhassem de perto esta novela.

Depois, vem a famosa concorrência: mesmo tendo outras redes como o Mastodon e o Bluesky, redes sociais descentralizadas, a popularidade do Twitter ainda é o atrativo mercadológico e de visibilidade para o público. Quem trabalha com engajamento sociovirtual lida com uma tarefa muito árdua e injusta. Engajar nas Redes Sociais é um exercício que exige criatividade e inovação. Se falhar uma dessas duas engrenagens o sucesso fica comprometido.

Portanto, diante deste quadro, digamos que Zuckerberg corrobora com o seu grande desejo – para quem não assistiu ao vencedor do Oscar A Rede Social de David Fincher, sugiro que assista para compreender – de inovar mais uma vez e lançar no mercado algo que seu público e seus usuários carecem tanto: nasce a Threads! Lincado com o engajamento do Instagram, Zuckerberg decide apostar em algo que ele já tem, o público. Mesmo o usuário precisando ir até a Play Store para baixar um novo App, a nova Rede Social não precisa começar do zero para engajar e gerar credibilidade com o público.

Um dos maiores impactos que a Threads provoca em nós é essa conexão com uma rede já existente e corroborada entre os usuários. Para o mercado isso é positivo, contudo, para o público, trata-se, simplesmente de “cair” numa armadilha que, talvez, muitos de nós, há meses, vem lutando para se desvencilhar: os famosos e ingratos algoritmos que ditam as regras do que cada um de nós desejamos, nos importamos e carimbamos como bom e verdadeiro em nossa vida. O Twitter de Musk perdeu sua credibilidade, isso é um fato! O Twitter, é considerado por muitos como “terra sem lei”, uma opinião que descredibiliza a plataforma; o Twitter angaria público afirmando e confirmando uma segregação e discriminação de classes, ou seja, quem paga mais, tem mais; o Twitter se perdeu e perdeu também o seu objetivo original… O que Zuckerberg fez foi aproveitar dessas fraquezas e “falhas” administrativas e se lançar com uma proposta que tem a promessa de, paulatinamente substituir a Rede Social da concorrência.

E não se esqueça do mais importante em toda esta história: a Threads é mais uma plataforma controlada pela gigante da tecnologia Meta. Eles já controlam o Facebook, o Instagram e o WhatsApp; assim como o Google que controla YouTube, Meet, sua caixa de e-mails, sua ferramenta de pesquisas; a Microsoft que controla outra grande parcela de plataformas e softwares que você utiliza todos os dias… É sempre bom tentar se desvencilhar de empresas que crescem cada vez mais usufruindo e sugando informações e dados de seus usuários, ou seja, de nós. Não se trata de dizer que eles são ruins e uma influência má para nós, mas se trata de afirmar que quando uma empresa cresce de maneira visível, é sinal de que por trás de tudo isso pode ter alguns problemas sociais, culturais, antropológicos e ambientais que podem estar sendo alimentados pela nossa digital todas as vezes que acessamos suas Redes Sociais, suas plataformas.

Por isso, é válido sempre o discernimento de cada um de nós: porque instalar e criar um perfil no Threads e não do Mastodon? Se eu sou usuário do Twitter, o que há nele que me desmotiva a continuar com a Rede e o que me faz cancelar meu perfil? O que há de novo no Threads? Se não há nada de novo, porque apoiar mais uma Rede Social? Quando que fiquei sabendo que há Redes mais descentralizadas e longe dessas empresas como o Mastodon e o Bluesky? Mesmo sendo uma “rinha” entre gigantes com Musk e Zuckerberg, o que decidimos fazer é algo que corrobora a nossa opinião. Nas suas 3 primeiras horas depois de lançado, o Threads já tinha mais de 10 milhões de inscritos. Com menos de 24 horas ultrapassou o Mastodon. A nossa opinião também é revelada pela nossa digital e, se essas gigantes da tecnologia fazem do mercado um meio de enriquecer em detrimento da saúde mental e da qualidade de vida, bem como da proteção do meio ambiente, não tenha dúvidas, você pode estar contribuindo para este mal.

Dione Afonso

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