O crescimento acelerado de Manhuaçu, registrado nas últimas décadas, tanto comercialmente quanto no setor industrial e em expansão da área urbana, foi comprovado agora pelos números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. A pesquisa populacional Censo 2023 aponta um crescimento de 15,47%, bem acima da média estadual, que foi de 4,8%. Já no Brasil o total de habitantes no Brasil aumentou de 190,7 milhões para 203 milhões, uma alta de 6,45%.
De acordo com os dados do Censo de 2010, a cidade contava com 79.574 habitantes naquela época. No entanto, os números atualizados do Censo de 2022 revelam que a população de Manhuaçu chegou a 91.886 habitantes. Esse número atualizado, segundo a Administração de Manhuaçu, reflete bem o crescimento da cidade ao longo dos últimos anos. Segundo o Subprocurador do Município, Thiago Assad, os números confirmam a realidade percebida na cidade, em relação a crescimento nos últimos anos, e são bem superiores à contagem feita inicialmente, divulgada no final do ano passado, que reduziam a populaçao do município, implicando inclusive em perda de receita, superior a R$4 milhões, de Fundo de Participação dos Municípios – FPM.
Thiago Assad lembra ainda que, como polo regional em vários setores, incluindo, saúde, educação, comércio e serivços, Manhuaçu tem ainda, segundo dados, uma população flutuante bem superior, que ocasiona movimentação intensa nas ruas e prédios públicos e particulares, seja de pessoas ou veículos. Esse quadro, segundo Thiago, aponta a necessidade constante de investimento em melhoria de infraestrutura para comportar toda a procura, daí a importância ainda maior da discussão do Plano Diretor do Município, que vem ocorrendo.
Na zona da mata, houve alteração entre os municípios de Ubá e Muriaé, que trocaram de posição em relação às maiores populações da região. Muriaé agora ocupa o 3º lugar, com 104.108 habitantes e Ubá ficou em 4º, com 103.365 pessoas. Manhuaçu é a quinta da região.