CulturaDestaque

Academia Manhuaçuense de Letras celebra aniversário do patrono José Lins do Rego com lançamentos literários

No final da tarde de sexta-feira, dia 2, a Academia Manhuaçuense de Letras celebrou o aniversário de nascimento do renomado escritor José Lins do Rego, também conhecido como patrono da instituição. O presidente da AML, Luiz Gonzaga Amorim, recebeu convidados, incluindo autoridades, acadêmicos e escritores, para uma sessão solene em comemoração a esse momento especial para a cultura de Manhuaçu.

Nascido no Engenho Corredor, Pilar (Paraíba), em 3 de junho de 1901, José Lins do Rego foi um romancista, jornalista e apaixonado pela escrita em jornais e livros. Sua trajetória incluiu uma nomeação como promotor em Manhuaçu em 1925, permanecendo até 1926, quando se transferiu para Alagoas.

Nesta ocasião, a Academia Manhuaçuense de Letras recebeu a visita de quatro escritores que lançaram suas obras. Júlio Cesar Oliveira, professor e autor de diversas peças teatrais e poemas, apresentou seu livro intitulado “O Menino do Pontilhão”. Vitor Graize, jornalista e escritor, conhecido por sua produção cultural na Universidade Federal do Espírito Santo, lançou o livro “Vir de Tão Longe”, que conta com 59 fotografias e textos sobre a trajetória e origens da família do Líbano até Manhuaçu.

A noite foi enriquecida com o lançamento do livro “Gestão de Resíduos Sólidos” do engenheiro sanitarista Douglas Bertolace, abordando um tema de grande relevância atualmente. Encerrando a série de lançamentos, o manhuaçuense José Maurício Séllos, autor de cinco livros infantis, apresentou suas duas novas obras: “De Portas Abertas” e “A Fábula da Goiabada com Queijo”.

Como forma de reconhecimento, os escritores foram agraciados com um certificado de Mérito Cultural pela Academia Manhuaçuense de Letras. Além disso, durante a noite festiva, foram entregues a Comenda José Lins do Rego, a maior honraria da AML, em reconhecimento aos talentos culturais e sociais. Os homenageados deste ano foram o cafeicultor premiado Ercilei José de Oliveira, os maestros Tenente Anastácio e Soldado Tupini, e a prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada Dutra.

Tribuna do Leste / Imagens Obilwan Andrade / Fotos: Waltinho fotógrafo 

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo