Quem tem imóvel, seja residencial ou comercial, em Manhuaçu, deve se preparar para o pagamento de mais um tributo no município. Começaram a ser distribuídas neste mês de maio as guias para o pagamento do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU 2023).
A entrega acontece de casa em casa mas quem quiser se antecipar pode conseguir a guia no site do município (www.manhuacu.mg.gov.br) ou no setor de atendimento na Prefeitura, como informou a Marilza da Costa Rocha, diretora de arrecadação, da Secretaria de Fazenda do município.
A fórmula de cálculo do IPTU é realizada de acordo com o valor do imóvel, valor do terreno e valor da edificação. O cálculo de cada tributo acompanha as guias que os moradores receberão. Segundo a diretora Marilza da costa, para este ano não houve reajuste, apenas a correção da inflação.
O calendário de pagamentos já foi definido pela administração do município com desconto de 20% para pagamentos à vista até o dia 31 de julho, ou parcelamento em até 6 vezes, com parcelas mínimas de 80 reais, segundo Marilza da Costa.
A taxa de coleta de resíduos sólidos, instituída pela Lei Complementar Municipal 002 de setembro de 2017, também obriga a cobrança nos lotes vazios. Por conta disso, a taxa para os lotes que não possuem ligação de água são emitidas junto às guias de IPTU.
Caso o contribuinte tenha realizado a ligação de água no lote, mas conste também no IPTU a cobrança, é necessário realizar a averbação do terreno na Prefeitura, para retirar a cobrança da guia de IPTU.