CidadeDestaqueEconomia

Dia das Mães: comércio espera aumento nas vendas

Os comerciantes de Minas Gerais estão apostando em um Dia das Mães movimentado este ano. A data é a segunda melhor em vendas no ano depois do Natal. Em pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG, 79,7% dos varejistas afirmam que a data irá incrementar seus negócios. Para 61,3% deles, as vendas serão melhores ou iguais ao ano passado.

Otimismo/esperança, aquecimento do comércio, abrandamento da pandemia e o valor afetivo da data estão entre os principais motivos citados pelos empresários para justificar a expectativa positiva.

Para 13,6% dos comerciantes entrevistados, que acham que as vendas serão piores neste ano, a mudança de governo, a baixa nas vendas no primeiro trimestre, a crise econômica e o consumidor mais cauteloso justificariam o pessimismo.

Mais contratações

O número de contratações estimado pelos comerciantes a fim de melhorar o atendimento aumentou 4,3% em relação a 2022. Pelo menos 11,5% das empresas devem aumentar a equipe de vendas no período.

Compras em cima da hora

Para 84,4% dos varejistas entrevistados pela Fecomércio MG, as compras do Dia das Mães deste ano devem ser feitas na semana da data. Na percepção dos comerciantes, o perfil de pagamento deve mudar este ano.

Menos compras a prazo

Enquanto no ano passado, 52,4% dos empresários do comércio previam parcelamento na compra no cartão de crédito no Dia das Mães, neste ano, são 28,7% os que apostam que os clientes vão pagar parcelado no cartão. As compras à vista também devem aumentar em 2023, conforme os varejistas, e passar dos 32%. Neste ano, o cartão de débito e o PIX devem liderar as formas de pagamento à vista na avaliação dos empresários. Em 2022, a modalidade de pagamento era prevista por 19% dos comerciantes entrevistados.

Valor médio da compra

Para 45,9% dos comerciantes entrevistados em Minas, o valor do presente das mães não deve ultrapassar 100 reais este ano, a mesma média prevista no ano passado.

Fonte: Fecomércio MG

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo