Nova Presidência da CNBB toma posse no encerramento da 60ª Assembleia Geral
A cerimônia de encerramento também marcou a posse canônica dos presidentes das 12 Comissões Episcopais da Conferência
A nova Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi empossada na manhã desta sexta-feira (28), em Aparecida (SP), durante a cerimônia de encerramento da 60ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil.
O até então presidente da entidade, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte (MG), no início da celebração, agradeceu a todos que colaboraram com o trabalho da presidência que se despede.
Ao novo presidente eleito, o arcebispo de Porto Alegre (RS), Dom Jaime Spengler, ele desejou que possa cumprir sua missão promovendo sempre mais a comunhão entre o episcopado brasileiro, entre a Igreja do Brasil e o Santo Padre, Papa Francisco.
“Dom Jaime, agora é sua vez de conduzir a barca nessa travessia sempre muito exigente que nós fazemos por amor, como Igreja, à tarefa de anunciar o Evangelho de Jesus. Conte com nosso apoio, nossa presença, nossa oração e nossa comunhão”, disse.
Simbolicamente, Dom Walmor entregou ao presidente eleito o novo estatuto e o novo regimento da Conferência, aprovado na 60ª Assembleia Geral.
Dom Jaime agradeceu à presidência que concluiu o último quadriênio, da qual fez parte como primeiro vice-presidente, e, de forma especial, se dirigiu a Dom Walmor:
“Foi muito bom, com muito respeito e carinho, trabalhar com o senhor”, falou.
Dom Jaime ressaltou o aprendizado com a última presidência, mas também frisou a vontade de continuar desenvolvendo os trabalhos no atual quadriênio junto de Dom João Justino, primeiro vice-presidente, Dom Paulo Jackson, segundo vice-presidente e Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral.
Dom Jaime também agradeceu o episcopado pela confiança depositada no plenário durante a votação.
“Gostaria de agradecer o plenário pela confiança depositada em nós. É uma missão que nos desafia. O momento que vivemos exige de todos nós muita oração e diálogo para promover aquilo que o Papa está pedindo de nós em vista de uma Igreja mais participativa, mais missionária”, falou.
E, olhando para os doze presidentes das Comissões Episcopais da Conferência também empossados durante a cerimônia, falou:
“Teremos muito trabalho pela frente”, disse.
Ao Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, Dom Jaime prometeu proximidade para buscar o bem maior, que é o bem da Igreja.
Aos bispos e ao povo, pediu que “instiguem, ajudem e provoquem” a nova Presidência.
“Cuidemos uns dos outros e nos deixemos cuidar uns dos outros para levar a bom termo aquilo que a Igreja, o nosso povo pedem e esperam de nós”, finalizou Dom Jaime.
A posse canônica é prevista no Regimento da CNBB, e orienta que a Presidência cessante dê posse aos novos membros, bem como aos presidentes das doze Comissões Episcopais Permanentes antes do término da assembleia que os elegeu.
Após a cerimônia de encerramento e posse, a nova Presidência concedeu entrevista aos jornalistas em Coletiva de Imprensa.
Fonte: A12 / Guilherme Gomes