A Polícia Militar de Minas Gerais divulgou algumas orientações para promover a segurança pessoal e coletiva em ambientes escolares. As dicas são para pais e responsáveis, e também para a própria escola.
Para pais e responsáveis:
-Observar o comportamento dos filhos e, caso seja necessário, buscar ajuda psicológica.
-Monitorar o acesso de crianças e adolescentes à internet e jogos de videogame, sobretudo os que apresentem algum tipo de violência.
-Inspecionar mochilas, materiais escolares e outros pertences de crianças e adolescentes e observar a presença de objetos perigosos, mensagens e qualquer coisa que possa representar risco para eles ou para terceiros.
-Não incentive comportamentos violentos no seu filho. Evite agir de forma violenta com os filhos ou na presença deles, pois atitudes violentas geram pessoas violentas.
-Em caso da criança ou adolescente apresentar sentimentos de medo, ansiedade ou pânico, acolha, escute e tranquilize. Jamais ignore, minimize ou repreenda e, por outro lado, evite atitudes que motivam ainda mais esses sentimentos, pois tais situações só pioram o quadro de pânico generalizado.
-O uniforme escolar, de preferência, completo, é a forma de identificar os alunos de uma determinada escola, portanto, priorize que seu filho o use.
-Evite propagar notícias, vídeos, mensagens e qualquer conteúdo, verdadeiro ou não, a respeito de ataques às escolas, pois além de promover a visibilidade dos atos e seus autores, alimenta e incentiva ideias semelhantes.
-Mantenha contato constante com a escola no sentido de colaborar e somar esforços para cobrar dos órgãos responsáveis a adoção de medidas que visem aumentar a segurança no interior das escolas;
-Evite toda e qualquer atitude que alimente as ameaças, às fake news e os sentimentos negativos de um modo geral.
Para as escolas
-Estabeleça uma conversa, um debate, uma palestra sobre segurança e violência nas escolas.
-Crie um e-mail, telefone ou até um link para preenchimento de formulário, para que os alunos possam denunciar casos de bullying.
-Convide os pais, toda a comunidade escolar, e Polícia Militar para participar de
atividades extras.
– Segundo a PMMG, nesta semana, mais de 1,8 mil escolas estaduais de Minas receberam visita dos militares para ampliar as medidas de prevenção e segurança de estudantes, professores e funcionários. Isso significa que mais da metade da rede, formada por 3.422 instituições, já obteve o acompanhamento da Operação de Proteção Escolar.