24º Simpósio de Cafeicultura será na próxima semana em Manhuaçu
Foi divulgada a programação oficial do 24º Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas, que ocorrerá em Manhuaçu (MG) nos dias 12 e 13 de abril. O evento tem como objetivo a disseminação de tecnologias que assegurem uma identidade e padrão únicos ao Café das Matas de Minas, à medida que a qualidade da bebida melhora e os mercados se tornam mais exigentes. Cafeicultores, empresários, pesquisadores, técnicos e engenheiros agrônomos ligados à cadeia produtiva do café estarão presentes.
Realizado pela Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM), o Simpósio de Cafeicultura contará com palestras, minicursos e uma feira de negócios em que trinta empresas apresentarão seus produtos, insumos e novidades para o setor.
Walter Vargas Júnior, presidente da ACIAM, está coordenando os preparativos do evento, incluindo a venda de estandes e o planejamento da estrutura do evento. O espaço do Complexo Esportivo Boston City, no antigo Parque de Exposições da Ponte da Aldeia, será palco do evento de dois dias.
O evento terá palestras, debates, minicursos e apresentações de novidades do mercado de máquinas, insumos e técnicas de plantio. Os temas abordados incluirão qualidade, produção, certificação, comercialização e mercado, com foco em como agregar valor ao café. O objetivo deste ano é mostrar como funciona a dinâmica de turismo rural, do plantio consorciado com outras culturas, do segmento das cafeterias e dos cafés especiais.
O evento também incluirá um Encontro de Mulheres Cafeicultoras e uma área de exposição de máquinas, implementos e serviços para a cadeia produtiva do agronegócio café. A entrada será gratuita para cafeicultores e seus familiares.
MATAS DE MINAS
A Região das Matas de Minas tem cerca de 220 mil hectares plantados com café arábica em produção e outros 37 mil hectares em formação. A produtividade em 2021 foi de 18,1 sacas/hectare, com uma produção estimada de 3.960.000 sacas beneficiadas. São cerca de 36 mil cafeicultores em 64 municípios.
A região é uma área de cafeicultura de montanha que gera muita mão-de-obra e é predominada pela agricultura familiar, responsável por mais de 70% da produção de café.
Manhuaçu é o maior centro de comércio de café, insumos, máquinas, equipamentos e serviços para a cafeicultura na região e é o quarto maior produtor de café do estado de Minas Gerais, com mais de 23 mil hectares de lavouras de café.
O 23º Simpósio de Cafeicultura é realizado com patrocínio da ICL, Cooxupé, Prefeitura de Manhuaçu e SEMA, além do apoio da Emater-MG, AMUC, Sebrae-MG, Sindicatos de Produtores Rurais, Senar Minas, FAEMG, Conselho do Café das Matas de Minas e Instituto Federal Sudeste de Minas.
PROGRAMAÇÃO
DIA 12/04 – QUARTA – AUDITÓRIO PRINCIPAL
9h – CERIMÔNIA DE ABERTURA
11 h – PALESTRA: O QUE O MUNDO ESPERA DOS CAFÉS DO BRASIL?
A jornalista Luisa Nogueira visitou diversos países e conta suas experiências sobre “como o mundo vê o café brasileiro” e “o que os mercados consumidores esperam do café do Brasil”.
14h – PAINEL: INTEGRAÇÃO DOS CAFÉS DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DAS MATAS DE MINAS, CAPARAÓ E MONTANHAS DO ESPIRITO SANTO
Mediador: Rogério Ern – Sebrae
Participação: Sérgio D’Alessandro – Presidente Conselho das Matas de Minas
Cecília Nakao – Presidente da APEC
Rodrigo Dias – Presidente ACEMES
15h – PALESTRA: VIDA COM PROPÓSITO
Palestrante: Fábio Carvalho | Gerente de Responsabilidade Social do Sicoob Credcooper
16h – PAINEL: A NOVA GERAÇÃO DO CAFÉ
Mediadora: Luisa Nogueira
Participação: Bruna Carolina da Silva
Fabiano Diniz
Larissa Sodré de Paula
Mauro Júnior
18h – HAPPYHOUR
DIA 13/04 – QUINTA – AUDITÓRIO PRINCIPAL
8h CAFÉ DA MANHÃ DAS MULHERES
08:45 – PAINEL: MULHERES QUE COMANDAM ESPAÇOS
Mediadora: Cíntia Matos e Silvana Novais
Participação: Eleonora Maira
Larissa Nóbrega
Larissa Sodré Isabelle Brissio Paula Crip
09:30 – PALESTRA: ACRO 5.0 E A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES
Palestrante: Luisa Nogueira Jornalista especializada em agronegócio, apresentadora do programa Play no Agro
11:15 – APRESENTAÇÃO DA REPRESENTATIVIDADE DAS MULHERES DO AGRO
Palestrante: Silvana Novais
Gerência da mulher, do jovem e de inovação – Sistema Faemg
13:30 PALESTRA: TECNOLOGIA PÓS COLHEITA E QUALIDADE DE CAFÉS ESPECIAIS
Palestrante: Flávio Meira Borém Engenheiro Agrônomo, Mestre em Engenharia Agrícola e Doutor em Produção Vegetal. Com mais de 30 anos de trabalho no setor agrícola, atua principalmente nas áreas de processamento, secagem, armazenamento e de cafés especiais. Possui vasta produção científica e é autor de vários livros especializados em Pós-Colheita do Café
15h PALESTRA: DO SOLO A XÍCARA: COMO AS NANOPARTÍCULAS DO SOLO PODEM AJUDAR OS CAFÉS ESPECIAIS?
Palestrante: Diego Siqueira
Engenheiro Agrônomo e Cientista do solo. Professor de Agricultura Digital da USP-Esalq-SolloAgro, um dos TOP30 Cientistas mais influentes da América Latina em Solos e Agricultura Digital, Embaixador do Fundo UNESP e fundador da Quanticum
16h PAINEL: COMERCIALIZAÇÃO DE CAFÉ: FERRAMENTAS COMERCIAIS, PERSPECTIVAS DO MERCADO NACIONAL E MUNDIAL E OFERTA X DEMANDA
– Mediador: Marcos Reis – Gerente Regional Viçosa do Sistema Faemg Senar
Participação: Felipe Drumond – Eisa Interagrícola S/A
Francisco Rabelo – Francisco Rabelo – Commodity Trader da Coopeavi
Marcos Matos – Diretor Executivo do Cecafé Paulo Március – CNA AgroBR
18h HAPPYHOUR
AUDITÓRIO 02 – MINICURSOS E OFICINAS
DIA 12 DE ABRIL – QUARTA
13h: REUNIÃO OE BENCHMARKING SAFRA 22/23 DO GRUPO SENAR PÓS CICLO ATeG – CAFÉ – PARCERIA CRESOL
Apresentação dos resultados do Grupo, homenagem e premiação aos produtores destaques. Apresentação de oportunidades de exportação e certificação.
– Gerência do Senar
15h: PALESTRA: “MARKETING DIGITAL E AGRONEGÓCIO: CONECTE E ALCANCE NOVOS CLIENTES”
– Fernanda Mota – Sebrae MG
16h: ARMAZENAMENTO E INDUSTRIALIZAÇÃO (TORRA) DO CAFÉ
– Ana Paula Lelis Rodrigues de Oliveira e Gabriel Henrique Horta de Oliveira, Professores do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Manhuaçu
DIA 13 DE ABRIL – QUINTA
9h: CULTIVARES DE CAFEEIRO ARÁBICA
– Paulo César de Assis Pires, Extensionista EMATER-MG – Escritório de Manhuaçu
10h: MANEJO DE PRAGAS DO CAFEEIRO
– Flávio Neves Celestino, Professor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Manhuaçu
11h: MANEJO DE DOENÇAS DO CAFEEIRO
– Tatiane Paulino da Cruz, Professora do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Manhuaçu 14h: MANEJO OE PODAS DO CAFEEIRO ARÁBICA
– Thiago Braga de Oliveira, Coordenador Técnico Regional de Culturas da EMATER-MG – Regional Manhuaçu 15h: GESTÃO DA PROPRIEDADE CAFEEIRA
– Elder Stroppa, Professor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Manhuaçu
16h: PROGRAMA CERTIFICA MINAS CAFÉ
– Ronald Baião de Oliveira, Extensionista do Certifica Minas Café – EMATER-MG – Regional Manhuaçu.