DestaqueGeral

Número de casos de dengue segue em crescimento em Manhuaçu e região

Boletim divulgado nesta quarta-feira pela Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu, da Secretaria de Estado de Saúde, traz um balanço de casos de arboviroses, doenças provocadas pelo mosquito Aedes Aegypt nos municípios de sua área de atuação.

Em relação à dengue, são no total 1788 casos prováveis da doença com 1.532 já confirmados. Ainda um caso provável de Chikungunya que ainda não foi confirmado e dois casos prováveis de Zica, também ainda sem confirmação. No boletim, que traz um balanço desde o início do ano até agora, em 10 semanas, nenhum caso de óbito foi registrado.

Somente em Manhuaçu, segundo a Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, até a 11 semana epidemiológica, ou seja, até o último sábado, são 449 notificações de dengue, com 433 casos já confirmados da doença. Somente na última semana epidemiológica foram 121 casos confirmados da doença.

Já em relação às outras doenças o boletim aponta duas notificações de casos suspeitos de zika vírus e três de Chikungunya em Manhuaçu. Nenhum dos casos foi confirmado ainda por exames laboratoriais. Também nenhum óbito registrado, tanto em relação ao Zika, Chikungunya e também a Dengue.

Com o aumento do número de casos, a Secretaria de Saúde passa agora a fazer a fazer a divulgação do boletim epidemiológico sobre as notificações das três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. O boletim será divulgado semanalmente, conforme a semana epidemiológica, onde é apresentado um compilado de todos os dados referentes à semana anterior.

Lembrando que a forma mais eficaz de prevenção contra a Dengue, a Zika e a Chikinguya é o combate ao mosquito, que dá para ser feito em menos de 15 minutos, verificando vasos de planta, ralos, o quintal, a caixa d’água, sem se esquecer do reservatório atrás da geladeira e do ar-condicionado.

Aplicação de inseticida

Enquanto isso, nesta quinta (23) e sexta-feira (24) a Vigilância Ambiental prossegue no combate ao mosquito Aedes, com a aplicação de inseticida no intuito de controlar casos suspeitos de dengue. Desta vez o trabalho é realizado em todo o distrito de Vilanova.

A aplicação é feita por meio de sistema de UBV leve com utilização de bombas costais motorizadas. Para que tudo ocorra bem e os moradores dos locais de aplicação estejam seguros é preciso seguir algumas orientações. Entre elas manter portas e janelas abertas antes e após a aplicação, no mínimo por 2 horas; cobrir gaiolas dos pássaros; e os alimentos expostos. Crianças e idosos devem ficar afastados dos locais de aplicação. A aplicação acontece sempre entre 04 e 09 horas da manhã.

 

Texto: Júlio Oliveira

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo